Trio funciona, Brasil vence Chile e ameniza pressão sobre Dunga

Fotos: ReutersLúcio, Luís Fabiano e Ronaldinho Gaúcho comemoram gol brasileiro

Lúcio, Luís Fabiano e Ronaldinho Gaúcho comemoram gol brasileiro

A ousadia do técnico Dunga surtiu efeito. Na noite deste domingo, a seleção brasileira ganhou do Chile por 3 a 0, no Estádio Nacional, em Santiago, graças ao trio ofensivo formado por Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Luís Fabiano. No primeiro tempo, os gols foram marcados por Luís Fabiano, após cruzamento de Gaúcho, e Robinho, depois de passe de Luís Fabiano. Gaúcho ainda desperdiçou um pênalti, defendido por Bravo. Na etapa final, Luís Fabiano fechou o placar.

Com a primeira vitória fora de casa na atual edição das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, o Brasil pula da quinta para a segunda colocação, com 12 pontos. Supera a Argentina no saldo de gols (tem um a mais). Já o Chile cai para sexto, com dez. Assim, a situação de Dunga no comando do time pentacampeão mundial fica mais tranqüila. Ameaçado no cargo após a derrota por 3 a 0 para a Argentina e o fracasso nas Olimpíadas, o treinador optou por uma formação tática ousada, com os três atacantes e Diego na armação.

"Eu saio bem contra eles [chilenos], mas quero jogar bem contra todos os adversários", celebrou Robinho, que na comemoração de seu gol deu um soco no ar, repetindo o gesto eternizado por Pelé. Durante a semana, o rei do futebol teria criticado o atleta de 24 anos, que saiu brigado do Real Madrid e foi para o Manchester City, da Inglaterra. No segundo tempo, o lateral-esquerdo Kléber quase comprometeu o desempenho da seleção ao ser expulso logo a 1min. Dunga foi o obrigado a colocar Juan no lugar de Ronaldinho Gaúcho, e os brasileiros suportaram a pressão inicial dos donos da casa.

Entretanto, 15 minutos depois, o ex-palmeirense Valdivia, que entrara ainda no primeiro tempo, também recebeu o vermelho, e os torcedores brasileiros gritaram "o Valdivia é brasileiro". Com dez contra a dez, os visitantes voltaram a dominar a partida e ampliaram a vantagem.

O jogo

Assim como Dunga, o técnico argentino Marcelo Bielsa também adotou um esquema ofensivo, o 3-4-3. Porém, a defesa chilena ficou muito desguarnecida. O trio de ataque brasileiro aproveitou os espaços e cansou de perder gols. O Chile só assustou uma vez, com Suazo, que na pequena área chutou por cima da meta de Júlio César.

O primeiro gol do duelo saiu em um lance de bola parada, aos 21min. Ronaldinho Gaúcho cruzou na área, e Luís Fabiano desviou de cabeça, no canto esquerdo do goleiro Bravo. Aos 44min, Lúcio lançou lá de trás, Luis Fabiano ganhou no alto do zagueiro do Chile, dominou e rolou para Robinho. Dessa vez, o ex-santista não desperdiçou e, da entrada da área, bateu no canto direito de Bravo.

No segundo tempo, apesar de desperdiçar duas oportunidades claras de gol, Luís Fabiano aproveitou cruzamento de Maicon, mais uma vez superou a marcação e bateu na saída de Bravo. Com a noite inspirada em Santiago, o camisa 9 tem agora 11 gols pela seleção, quatro deles nestas eliminatórias.

Chile 0 X 3 Brasil

Chile: Bravo, Medel, Jara, Estrada e Vidal (Cereceda); Carmona, Droguett (Valdivia) e Matias Fernández; Sánchez, Suazo e Gonzalez (Beausejour)
Técnico: Marcelo Bielsa

Brasil: Júlio César, Maicon, Luisão, Lúcio e Kléber; Gilberto Silva, Josué e Diego (Elano); Robinho, Luís Fabiano (Jô) e Ronaldinho Gaúcho (Juan)
Técnico: Dunga

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Manuel Bernal e Tiburcio Gauto (ambos do Paraguai)
Cartões amarelos: Estrada (C); Kléber (B), Diego (B), Luís Fabiano (B), Luisão (B), Gilberto Silva (B), Sánchez (C), Carmona (C)
Cartão vermelho: Kléber (B); Valdivia (C)
Gols: Luís Fabiano (B), aos 21min, e Robinho, aos 44min do primeiro tempo; Luís Fabiano (B), aos 37min do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos