Semana Nacional do Trânsito aborda segurança de crianças

Sionelly Leite/Alagoas24horasSemana Nacional do Trânsito orienta pais e educadores sobre a seguraça da criança

Semana Nacional do Trânsito orienta pais e educadores sobre a seguraça da criança

Diversos maceioenses ligados às redes públicas e privadas de ensino participam, nesta quarta-feira, 17, da abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito realizada no auditório do Palácio República dos Palmares, no Centro. Durante o evento, serão proferidas palestras educativas com o objetivo de minimizar o número de acidentes de trânsito em Alagoas.

Com o tema “A Criança no Trânsito”, a campanha segue até o dia próximo dia 25 com distribuição de panfletos educativos e orientação sobre o transporte de crianças no banco traseiro do veículo.

Na ação, realizada por instrutores do Detran, fabricantes de equipamentos e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran), no Shopping Iguatemi, serão feitas demonstrações de três dispositivos utilizados para reter o menor no banco traseiro do veículo. As recomendações acontecem em um veículo fixado dentro do Iguatemi.

“Deve-se escolher a forma correta de conduzir as crianças até 10 anos no banco traseiro. Quando se usa os dispositivos de retenção diminuímos o número de óbitos em acidentes de trânsito e se ameniza a gravidade das lesões”, afirmou a gerente de Serviço de Educação para o Trânsito do Detran, Walkíria Amorim.

Durante a semana, os técnicos em educação no trânsito do Detran-AL percorrem escolas públicas e privadas realizando palestras educativas e distribuindo impressos para estudantes e seus pais.

Acidentes

Dados do Departamento de Estatística do Detran apontam que de janeiro a maio deste ano, ocorreram 476 acidentes, destes, seis vitimaram menores de zero a 12 anos. Já no ano de 2007, foram 1.321 acidentes registrados com 53 envolveram crianças da mesma faixa etária.

De acordo com Walkíria Amorim, o número de acidentes envolvendo crianças em Alagoas ainda é considerado pequeno, se comparado à realidade de grandes capitais. Mas ela destaca a necessidade de intensificar as ações preventivas para que Alagoas não avance nas estatísticas.

Em 2006, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) registrou 21.199 crianças vítimas de acidentes de trânsito, destas 818 morreram durante o desastre.

O Ministério da Saúde revelam ainda que em 2004 morreram 2.427 crianças com até 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito.

Fonte: Com informações da assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos