Estudantes do ensino médio serão ‘doutores’

AssessoriaAssessoria

O projeto de extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Jovem Doutor, irá capacitar alunos do ensino médio no município alagoano de Anadia para se tornarem multiplicadores de conhecimento em saúde. A ação é iniciativa de estudantes de medicina da Uncisal, inspirado em projeto de mesmo nome do departamento de Telemedicina da USP.

“Fomos na USP pra ver como o projeto é trabalhado por lá e vamos implantar o nosso modelo aqui, com características que acompanhem a realidade local”, orienta Felipe Barufaldi, estudante do terceiro ano de medicina da Uncisal. Ele ainda informa que “12 estudantes do ensino médio serão selecionados para serem os Jovens Doutores”. As oficinas serão realizadas semanalmente, até dezembro, com turmas do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Anadia.

A proposta utiliza recursos da telemedicina para abordar de maneira interativa temas como Saúde Bucal, Saúde Sexual e DSTs, Drogas, Meio Ambiente e Doenças do Cotidiano, Educação Postural e Inclusão Digital. Felipe observa que Anadia é o projeto piloto e posteriormente outras escolas e outros municípios deverão ser atingidos.

Fruto de parceria entre os estudantes da Liga Interdisciplinar de Infectologia e Liga de Telessaúde da Uncisal com a Liga de Telemedicina da USP, a proposta envolve também discentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de professores das duas instituições. A coordenação será realizada por Almira Alves, doutora em odontopediatria e professora de metodologia da pesquisa na Uncisal.

Os Jovens Doutores escolhidos entre os alunos de Anadia terão acesso ao portal eletrônico do projeto, onde serão disponibilizados materiais e questionários para que as informações sejam repassadas aos estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rui Barbosa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos