Uncisal terá que realizar concurso

O Ministério Público Estadual realizou hoje pela manhã audiência para discutir mais uma vez a situação da Uncisal, que ficou em último lugar na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), sobre o desempenho das universidades brasileiras. Durante a audiência com gestores estaduais, representantes da direção e alunos da universidade, ficou definido que a Unicisal terá que realizar concurso público para contratação imediata de 107 professores titulares.

Além disso, os gestores do governo e diretores da Uncisal se comprometeram com o Ministério Público em melhorar a estrutura física da universidade, principalmente com relação à rede eletrica, construir laboratórios e adquirir obras de referência para a biblioteca.

Segundo o promotor de Justiça Jamyl Barbosa, da Promotoria Coletiva da Fazenda Pública Estadual, a audiência cumpriu o seu objetivo e foi muito representativa. “Foram avaliados os aspectos que dizem respeito aos órgãos da administração pública estadual e aqueles que dizem respeito diretamente à Uncisal. Após a discusssão desses aspectos, foram firmados acordos que poderão recuperar a credibilidade da Uncisal, abalada com a última avaliação do MEC”, comentou o promotor.

Jamyl Barbosa disse ainda que foi marcada uma reunião para o dia 30 de setembro, na sede do MP Estadual, quando todos os compromissos firmados nessa audiência serão cobrados. “Nessa reunião do dia 30, a direção da Uncisal deverá apresentar um projeto de criação, estruturação e financiamento da assistência estudantil a ser realizado pela Universidade”, destacou.

O promotor lembrou ainda que com relação ao concurso, ficou ajustado que o edital do certame tem ser publicado ainda este ano. “Cobramos agilidade em todos os processos, para que a Universidade dê resposta às expectativas da sociedade e às reivindicações dos estudantes, que exigem melhores condições de ensino, inclusive com o uso acadêmico do Hospital Geral do Estado”, completou Jamyl.

A audiência contou com a participação dos secretários estaduais de Saúde, André Valente, e da Gestão Pública, Guilherme Souza Lima; do reitor da Uncisal, André Falcão; do secretário adjunto da Fazenda Estadual, Maurício Toledo; do secretário adjunto do Gabinete Civil, Franklin Adriano Cardoso de Barros; e do sub-procurador geral do Estado, Charles Weston; além de alunos da Universidade.

Participaram também a diretora de monitoramento, avaliação e articulação com Ensino Superior, Adenize Costa Acioli; o pró-reitor de desenvolvimento humano da Uncisal, Pedro de Lemos Menezes; a assessora Técnica de Observatório de Políticas Públicas, Janine Westphalen Ardenchi; o Superintendente de Gestão da Secretaria de Saúde do Estado, Marcelo Casado Gomes; o Superintendente do Tesouro Estadual, Herbert Motta de Almeida; Marcello Lourenço de Oliveira e Carolina Ferreira Cavalcante, representantes da AMGESP.

Fonte: Assessoria/MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos