Operação Segurança no Ar II

Do JC OnLine

Nove rádios piratas foram fechadas em municípios de Pernambuco durante operação Segurança no Ar II, realizada na manhã desta quarta-feira (8), pela Polícia Federal (PF). Este foi o balanço da ação, que percorreu 15 municipíos do Estado e contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a assessoria de imprensa da PF, das 35 rádios clandestinas, que estavam com um mandato de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, 26 não estavam mais operando e nove foram fechadas.
Os equipamentos transmissores dessas nove rádios em situação irregulares serão submetidos a perícia. E os responsáveis pelas estações podem ser indiciados pelo desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação, podendo pegar pena de detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 10 mil.

Para a PF, o perigo desse esse tipo de atividade é que pode comprometer a segurança de determinados serviços, especialmente os de fiscalização da navegação aérea. A transmissão de sinais oriundos de equipamentos clandestinos pode interferir na operacionalização do sistema de comunicações e de rádio, causando prejuízos, por exemplo, no controle de pousos e decolagens em aeroportos.

Na primeira fase da Operação Segurança do Ar, realizada em abril deste ano, a PF fechou 26 rádios e quatro pessoas foram detidas. Elas foram liberadas após depoimento e respondem ao processo em liberdade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos