Adolescentes do Neas têm momento de lazer

AssessoriaMenores têm dia de lazer

Menores têm dia de lazer

A tarde deste domingo (12) foi bem diferente para os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas no Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), no Tabuleiro do Martins. Filhos, irmãos e sobrinhos tiveram um dia de lazer promovido dentro das unidades de Internação Masculina (UIM), Feminina (UIF), Provisória (UIP) e de Jovens e Adultos (UIJA). Durante todo o dia, eles participaram de brincadeiras educativas, tiveram um almoço especial e ainda receberam presentes doados pelos servidores da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Com mesa farta de bolo confeitado produzido pela padaria do Neas, salgados e doces trazidos pelos visitantes a festa ficou completa, com direito a musical infantil e balões coloridos.

“Todos os anos promovemos um momento de lazer no dia das crianças, como forma de contribuir com a integração familiar dos adolescentes. Percebemos que a iniciativa faz com que o ambiente fique mais saudável e essa socialização é importante para o relacionamento dentro das unidades. Eles se sentem mais próximos da família”, afirmou a gerente-geral da UIM, Thays Agra.

Na Unidade de Internação Masculina, 37 adolescentes estão privados de liberdade. A alegria de seus parentes correndo pelo pátio estava estampada nos rostos de cada um deles. Quem não tinha crianças para lembrar a data recebeu a visita de seus pais e outros parentes. Aparecida Maria da Silva está com seu filho A.F.S., de 17 anos, privado de liberdade há cerca de quatro meses. Ela levou três primos de seu filho para participar das atividades promovidas na unidade. Disse que aproveita um momento de lazer como esse para fazer com que seu filho perceba a importância de ser um homem de bem e participar mais da vida e da companhia de sua família, que está sentindo falta dele.

Bastante emocionada, Maria de Lourdes da Silva, de 59 anos, avó de A.F.S., também esteve na visita. Ela conta que sempre que pode vai visitar o neto e acredita que ele será outra pessoa depois que sair da unidade. “Estou muito feliz de poder compartilhar com meu neto um momento de lazer como esse”, agradeceu.

O adolescente F.S.S., de 16 anos, recebeu a visita de sua filha de quatro meses, sua esposa, mãe e primas. Para ele, que está na UIM desde 2006, é muito prazeroso passar uma tarde com sua família e participando de brincadeiras. Segundo ele, esses dois anos privado de liberdade significam momentos de reflexões do que significa ser feliz. “Quando sair daqui quero estudar e trabalhar”, garantiu.

A mãe de F.S.S., dona Leni dos Santos Salvador, tem apenas 36 anos e já é mãe de sete filhos. F.S.S. é o único de seus filhos que está privado de liberdade. Com ar de tristeza, ela confessou que sua ausência para se dedicar ao trabalho em casa de família pode ter sido o motivo do mau comportamento de seu filho. “Me alegro pelos meus outros filhos que estão comigo e meu esposo. Acredito que as amizades trouxeram meu filho para cá e espero que quando ele sair daqui seja diferente”, desabafou a mãe.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos