Advogados irão processar Polícia Federal por danos morais

Vanessa Alencar/Alagoas24HorasFerrário entrega documentação a Omar Coêlho

Ferrário entrega documentação a Omar Coêlho

Os advogados Fábio Ferrario e José Fragoso reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 22, com o presidente da OAB/AL, Omar Coelho, para denunciar o que eles classificaram como ‘abuso de poder e intimidação’ cometidos contra eles pelo delegado federal Janderlyer Gomes, durante o depoimento, nesta manhã, do prefeito de Porto de Pedras, Rogério Farias, na Polícia Federal.

Os advogados entregaram ao presidente da Ordem uma representação por abuso de autoridade, que será subscrita pela OAB/AL e encaminhada à Corregedoria da Polícia Federal. Eles afirmaram que também irão entrar com um processo contra a União pedindo indenização por danos morais, e encaminhar uma notícia crime ao Ministério Público.

Omar Coelho disse que esta não é a primeira denúncia que a OAB/AL recebe envolvendo o delegado e afirmou: “A Ordem está integralmente ao lado dos advogados”.

Também participaram da reunião a vice-presidente da OAB/AL, Raquel Cabús e o conselheiro seccional Gabriel Mousinho.

O desentendimento

Segundo Ferrario, o desentendimento que aconteceu durante o depoimento do prefeito de Porto de Pedras, Rogério Farias, começou quando ele fez anotações referentes a um nome e a uma data (19.08.2000) que constavam em documentos supostamente apreendidos na fazenda de Farias.

“Neste momento o delegado disse que eu seria investigado por essa conduta. Não entendi, já que é um direito claro do advogado examinar autos de inquéritos, copiar peças e tomar apontamentos. Se os advogados forem impedidos de atuar, a liberdade corre um sério risco neste País”, criticou Ferrario, acrescentando que, em seguida, o delegado teria se recusado a colocar seu protesto em ata.

“Quando o José Fragoso interveio, afirmando que ele tinha que colocar o protesto na ata, o delegado disse que nos daria voz de prisão por desacato”, disse.

O delegado Janderlyer Gomes afirmou que o desentendimento aconteceu porque os advogados quiseram tumultuar. Segundo ele, Ferrario e Fragoso deveriam apenas acompanhar os clientes e não consignar informações para o inquérito.

Janderyer disse ainda que a PF não tem obrigação de fornecer os materiais apreendidos e negou que tivesse mandado prender os advogados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos