Atenta aos problemas do Mercado do Tabuleiro, a Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab) realizou, nessa terça-feira, 4, uma reunião com os feirantes que trabalham no local. Segundo o secretário Edinaldo Marques, o encontro foi importante para discutir as ações que deverão ser postas em prática no sentido de melhorar o funcionamento da feira livre.
O maior problema discutido na reunião é a invasão ou retorno de alguns comerciantes, que tentam se implantar na praça, calçadas e ruas, competindo em desigualdade de condições com os feirantes instalados no mercado.
"Esta questão foi alvo de uma sentença judicial proferida pelo juiz Antonio Emanuel Dórea, que determinou a comercialização de produtos apenas na feira livre. Sobre essa questão, a Semab já havia encaminhado expediente à Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), solicitando que prepare uma ação no sentido de retirar os comerciantes, que não querem respeitar a decisão da justiça", explica Marques.
Outro ponto discutido foi a necessidade de investimentos na infra-estrutura do mercado, que não tem cobertura, havendo também a necessidade de colocação de dispositivos de drenagem. Nesse caso, a Semab se comprometeu a elaborar um projeto de recuperação e contatar o Banco do Brasil, para que seja parceiro de um projeto de melhoramento geral do mercado.
Também foi cogitada a análise de uma mudança na lei de cobrança do TPRU para os comerciantes que financiaram diretamente a construção de suas lojas na feira livre.
A Semab ficou de entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM), para que seja elaborada uma proposta de modificação da lei a ser encaminhada à Câmara de Vereadores e ao prefeito Cícero Almeida.