Agentes dizem que governo deve abrir ‘caixa-preta’ do sistema prisional

Sionelly Leite/Alagoas24horasAgentes denunciam supostas irregularidades no sistema prisional

Agentes denunciam supostas irregularidades no sistema prisional

Agentes penitenciários de Alagoas voltam a protestar na manhã desta quinta-feira, dia 13, na porta do Palácio República dos Palmares. Os agentes, cuja greve voltou a ser considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, retomaram o estado de greve – embora não tenham suspendido suas atividades nas unidades prisionais do Estado.

Em entrevista à reportagem do Alagoas24horas, os sindicalistas – que ganharam o apoio do MSCC e CUT – disseram que pretendem entregar ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) uma série de denúncias, supostamente documentadas, de várias irregularidades praticadas no sistema, entre elas, desvio de recursos.

Apesar de não entrar em detalhes, os agentes disseram que os documentos serão encaminhados, ainda, para a Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público Estadual, para que sejam devidamente apuradas.

Os agentes voltaram a questionar o posicionamento do Governo do Estado com relação à categoria. Segundo um dos dirigentes sindicais, Marcelo Avelino, o governo já assinou dois acordos com a categoria e deixou de cumpri-los. O sindicalista ainda acusou Vilela de ser “insensível, insensato e irresponsável”.

“Desde o começo do seu mandato o governador vem travando uma queda de braço com os servidores públicos de várias categorias e devido à sua falta de palavra vem perdendo o respaldo da população”, disse Avelino.

Os integrantes do Sindicato dos Agentes Penitenciárias (Sindapen) exigem, ainda, a desmilitarização do sistema prisional, que eles consideram desvio de função, e a abertura de uma suposta caixa-preta do sistema.

Neste momento, o trânsito na Rua Cincinato Pinto é lento, mas não foi obstruído. A situação nas ruas centrais devem se complicar devido à manifestação dos táxis-lotação, que acontece nas imediações da Praça do Pirulito. Policiais militares realizam a segurança no entorno do palácio.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos