Deodoro é tombado em âmbito estadual

Na presença de políticos, produtores culturais, artistas e população, o governador Teotonio Vilela Filho assinou hoje, em visita à sede da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), o tombamento em âmbito estadual do prédio do Teatro Deodoro. Na solenidade, Vilela fez uma vistoria à obra de reestruturação e modernização do Deodoro, este que, amanhã, dia da Proclamação da República, completa 98 anos.

Durante seu discurso, o secretário de cultura Osvaldo Viégas pontuou o empenho da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para viabilizar os tombamentos em várias cidades de Alagoas. "É um desafio para nós avançar no sentido de preservar o patrimônio cultural do Estado. Para isso, a Secult conta com a equipe do Pró-Memória e o apoio do Conselho Estadual de Cultura".

Adriana Guimarães, diretora do Pró-Memória – diretoria da Secult que, junto ao Conselho Estadual de Cultura, articulou a aprovação do dossiê de tombamento do Deodoro – explica que a assistência prestada pelo Pró-Memória após o tombamento é de consultoria, aconselhando em relação à forma de conservar o prédio quase centenário.

O presidente da Diteal, Juarez Gomes de Barros, falou em seu colóquio dos esforços feitos pela equipe da autarquia a fim de fazer andar o tombamento do Teatro Deodoro. "Tombar não é apenas preencher um papel e festejar, é sentir o canteiro de obras no dia-a-dia e lutar diariamente para a longevidade e validação desta jóia artística e histórica".

Situado na Praça Deodoro s/n, centro de Maceió, o Teatro Deodoro tem sido palco de diversas manifestações artísticas, o que o coloca em destacada posição em meio aos equipamentos culturais alagoanos. A relevância desse tombamento acontece contra a descaracterização do prédio e para que haja uma inspeção especializada durante a reforma do Teatro, fechado desde o começo de janeiro para reparos essenciais.

Fonte: Assessoria/Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos