Setor sucroalcooleiro: crise preocupa Canuto

O deputado federal Carlos Alberto Canuto (PMDB) subiu ontem, 20, a tribuna da Câmara Federal para mostra sua preocupação com a crise financeira sobre o setor sucroalcooleiro de Alagoas. Para Canuto, a crise financeira mundial é o mais novo golpe sofrido pela indústria brasileira de álcool e açúcar e Alagoas sofrerá as conseqüências. Apesar do grande potencial do setor sucroalcooleiro, Alagoas já vem sofrendo com as dificuldades devido à excessiva oferta de açúcar, à queda dos preços e à elevação dos custos dos insumos. O acréscimo no preço dos fertilizantes foi superior a 100% no último ano.

A situação está tão grave, que, segundo o acompanhamento feito pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), muitos produtores tiveram grandes dificuldades para realizar os tratos culturais de suas lavouras de maneira adequada. A expectativa é que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, acatou a sugestão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil de montar um grupo interministerial destinado a propor soluções para a crise que o setor enfrenta.

Para Canuto, a crise do setor é motivada pela desvalorização do real, pois são muitas as dívidas em dólar. "O setor sucroalcooleiro investiu muito para financiar os estoques e lidar com uma crescente demanda do exterior. No entanto alguns produtores estão sendo forçados a vender seu produto a qualquer preço para fazer dinheiro", disse Canuto. Segundo Canuto, o presidente do Sindicato da Indústria de Cana-de-Açúcar informou que os usineiros também pretendem buscar apoio ao governo federal. "É preciso que além das usinas, produtores de cana e fabricantes de bens de capital façam uma mobilização para buscar melhorias para o setor", enfatizou Canuto.

Ainda segundo Canuto há uma expectativa de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informe o volume de recursos e as linhas de financiamentos que serão disponibilizadas, essa será uma forma de socorrer o setor sucroalcooleiro. "Nesse cenário de dificuldades, existe um consenso de que deve haver um forte aumento de fusões e aquisições no setor. É hora do Congresso Nacional se unir ao setor sucroalcooleiro, pois somente o apoio de todos terá condições de superar a crise e o setor continuar sendo um verdadeiro instrumento de desenvolvimento socioeconômico", explicou Carlos Alberto Canuto.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos