Ceal discute linha de transmissão no Sertão

Para repassar toda a logística de conclusão da linha de sub-transmissão, em 69kV, entre as subestações de Inhapi e Santana do Ipanema, no médio sertão alagoano, a Diretoria da CEAL realizou uma reunião com a empreiteira contratada para o empreendimento e técnicos da empresa energética. No encontro foram discutidos todos os pontos críticos de modo a propiciar o término da obra ainda em dezembro de 2008.

Segundo a CEAL, inicialmente buscou-se antecipar a conclusão para o final de outubro, o que não foi possível por conta de algumas situações atípicas. Entre elas o período chuvoso no médio sertão de Alagoas, que historicamente ocorre de maio a julho (3 meses) e em 2008 apontou precipitações contínuas de janeiro a agosto (8 meses), trazendo dificuldades de acesso aos locais da obras e ociosidade das equipes de perfurações de cava, o que sem dúvida contribuiu muito para o atraso do cronograma.

Acrescente-se a isso inúmeros impedimentos de passagem promovidos por proprietários de terra da região, sendo que alguns somente puderam ser resolvidos na Justiça, demandando mais tempo para a liberação da faixa de passagem da linha. Outros impedimentos que condicionaram a liberação das faixas foram exigências de energização a algumas propriedades rurais pelo Programa Luz para Todos, que possuindo metas de atendimento definidas a priori, dificulta a mudança do eixo das obras para atender propriedades isoladas.

A CEAL não se descuidou do atendimento ao médio sertão alagoano, tanto que, além desta, outras obras estão previstas para 2009, como retrata o Diretor de Operação Leonardo Lins de Albuquerque. Serão aportados aproximadamente R$ 5,5 milhões na região. São elas: o segundo circuito em 69kV da subestação de Zebu até a subestação de Delmiro Gouveia, o recondutoramento da linha 69kV entre as subestações de Santana do Ipanema e Olho d’água das Flores e ainda, o recondutoramento da linha 69kV entre as subestações de Olho D’água das Flores e Jacaré dos Homens.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos