Mercedes Sosa recebe medalha Nise da Silveira

Neno Canuto/Agência AlagoasGovernador Teotonio entrega medalha a cantora argentina

Governador Teotonio entrega medalha a cantora argentina

O governador Teotonio Vilela entregou a comenda Nise da Silveira a Mercedes Sosa, na noite desta quarta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, numa homenagem à luta da artista argentina em defesa da liberdade política e da democracia na América Latina. Mercedes veio a Maceió em turnê com o show “in concert”, no Teatro Gustavo Leite.

“É uma honra para mim, como governador, poder homenagear um símbolo de resistência democrática, reconhecida mundialmente”, enfatizou o governador, lembrando que, através do canto e da voz de Mercedes, o mundo inteiro ouviu o grito dos que lutavam pela liberdade em cada um dos países onde a cidadania fora oprimida pelos governos ditatoriais.

“Alagoas é um Estado de grandes lutas, enormes sonhos; somos um chão de onde brotaram homens e mulheres brilhantes, cidadãos e cidadãs dos mais importantes para a história brasileira”, acrescentou Teotonio, referindo-se à médica Nise da Silveira. “Assim como você, em seu tempo e em sua causa, Nise também lutou bravamente pela cidadania”, afirmou.

“Nise, como você, lutou pelos desvalidos, bateu-se pelos injustiçados. Mulher ideologicamente situada à esquerda, presa como comunista, perseguida, especialmente de 1937 a 1945, escolheu como seus companheiros de luta os chamados loucos, defendeu-lhes o direito a tratamentos humanitários, à inclusão dessas pessoas no mundo da cidadania”, salientou o governador.

Teotonio lembrou a presença da música de Mercedes em seu tempo de juventude e faculdade, “representando a liberdade” sonhada por todos. “Sua voz, há mais de trinta anos, nos encanta e nos canta a liberdade, a latinidade. Ficará entre nós, alagoanos, para sempre, a energia de sua presença, por um dia que seja, em nossa terra. E você levará de nós, alagoanos, a lembrança de uma terra que lhe ama, através de uma medalha que leva o nome de Nise da Silveira, uma mulher que amou a humanidade”.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos