Provinha Brasil será realizada no dia 10

Com o objetivo de diagnosticar os problemas da Educação Básica, será realizada no dia 10 deste mês a segunda etapa da Provinha Brasil, instrumento para que os setores da Educação conheçam o nível de alfabetização dos jovens antes e depois do 2° ano do ensino fundamental.

Os professores da rede pública irão aplicar a provinha em turmas que não são as suas, para que isso não interfira na avaliação. Não havendo profissional para a aplicação, pessoas de outros horários ou instituições serão destinadas a esses locais.

A segunda etapa da provinha servirá para medir o nível de leitura e escrita dos alunos, além da análise do período entre as etapas, que mostrará a eficiência ou não do acompanhamento. A gerente de Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria do Estado e da Educação, Fátima Lima, afirmou que os estudantes estavam chegando ao 5° e 9° anos do sistema educacional sem ler nem escrever com proficiência. “Esse tipo de avaliação deveria ser feito internamente, mas o governo federal tomou as rédeas graças ao Plano do Desenvolvimento da Educação, o PDE”, declarou.

Através do caderno de aplicação da Provinha Brasil, que é enviado pelo Ministério da Educação, e da análise dos dados, professores, gestores de escolas e as Secretarias de Estado terão condições de saber o nível desses alunos e estudar as providências necessárias para a evolução da formação dos estudantes na leitura e na escrita. A partir de 2009, o nível dos alunos em Matemática deve ser avaliado também.

A provinha, que foi realizada pela primeira vez em 2008, será aplicada nos anos seguintes, de forma a solucionar os problemas da Educação Básica. Até 14 de janeiro, os relatórios das Coordenadorias de Ensino (CEs), chegarão à Secretaria para que o resultado completo possa ser avaliado e passado às instituições e os seus gestores.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos