Policiais civis e federais realizam paralisação

Os policiais civis e federais farão paralisação nacional nesta quarta-feira, dia 10. Neste dia, o Sindpol e o Sinpofal vão realizar ato público com concentração em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Jaraguá, às 8 horas. Haverá café da manhã no local.

As lideranças do Sindpol e do Sinpofal informam que o movimento é uma atividade conjunta que será iniciado às 6 horas e se encerra às 18 horas da quarta-feira. O protesto tem como alvo a reestruturação das carreiras das polícias e a luta contra a PEC 549/2006.

A proposta de realização da greve surgiu durante a reunião da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), no dia 3 de dezembro, em Brasília.

“Atualmente, policiais estão desmotivados justamente por falta de oportunidade. Uma vez que estacionam na função de policial sem perspectivas de crescerem na profissão”, afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Jorge Venerando.

O presidente Sindpol, Carlos Jorge, informa que a outra luta é contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 549/2003 que beneficia apenas os delegados, transformando-os em carreira jurídica, o que equivale a juízes e promotores de Justiça, podendo ter decisão, como por exemplo, o direito de expedir mandados de busca e apreensão, além de foro privilegiado.

De acordo com as lideranças, os delegados querem ser o quarto poder, passando a ganhar igual aos representantes do Ministério Público, com todas as regalias, contrariando o estado democrático. A PEC está em análise na Câmara Federal e saiu de pauta nos últimos dias.

Os policiais também cobram a regulamentação da aposentadoria especial.

Fonte: Josiane Calado/Ascom Sindpol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos