Núcleo de Psicologia Jurídica

O Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e a Defensoria Pública do Estado firmaram parceria para criar um Núcleo de Psicologia Jurídica. O novo setor de atendimento – formado por alunos do último ano do curso de Psicologia do Cesmac, sob a coordenação do psicólogo e professor Franklin Bezerra – é direcionado a pessoas encaminhadas pelos defensores e dá apoio psicológico às partes envolvidas em todo tipo de processo seja em casos de divórcio, reconhecimento de paternidade ou violação dos direitos humanos.

O Núcleo de Psicologia Jurídica está em operação há um mês e desempenha suas funções nas próprias instalações da Defensoria Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira na região Nordeste. "Nossa maior preocupação é com o bem-estar da população alagoana. Agora, além do apoio jurídico estamos dando apoio psicológico à nossa clientela que, além de não poder arcar com as despesas dos honorários de um advogado, também não pode arcar com custos de plano de saúde ou consultas de profissionais especializados", afirma o Defensor Público Geral do Estado, Eduardo Campos Lopes.

Segundo ele, boa parte dos processos acompanhados pela Defensoria Pública do Estado é de ordem familiar e, dessa forma, tem muitas implicações afetivas. "Acreditamos que com esse trabalho psicológico alguns processos avancem mais rápido em termos de conciliação", reflete o defensor geral, mencionando que a parceria foi positiva para seu órgão que pode ampliar os serviços prestados à comunidade que atende e também para o Cesmac que ampliou a oferta de estágios para seus alunos.

"De fato, essa tem sido uma grande oportunidade para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos obtidos na sala de aula. Esse trabalho permite o aprendizado efetivo porque nossos alunos passam a lidar com questões da vida real e interagem positivamente com a comunidade", afirma Liércio Pinheiro, coordenador do curso de Psicologia do Cesmac.

Pós-Graduação – Além dessa parceria inovadora com a Defensoria Pública, o curso de Psicologia do Cesmac está lançando um curso inédito no País: uma pós-graduação na área de Psicologia Jurídica e Perícia Psicológica Criminal. A especialização é direcionada aos profissionais graduados em Psicologia, Direito e Assistência Social e amplia a compreensão sobre o fenômeno criminal e o perfil psicológico das vítimas e dos agentes da violência.

"A área da psicologia jurídica e perícia psicológica é o campo que mais cresce no ramo da psicologia e são raros os profissionais especializados existentes no mercado. A abordagem adotada na especialização é fundamentada no modelo americano e canadense que desenvolve investigações de casos de violência e ações apoio às vitimas dessa violência baseadas nos conhecimentos do fenômeno criminal", explica Liércio Pinheiro.

Para se candidatar a uma das 45 vagas oferecidas no curso de Psicologia Jurídica e Perícia Psicológica Criminal é preciso encaminhar o diploma do curso de graduação ou documento comprobatório da colação de grau, carteira de identidade, currículo e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 ao setor de Assessoria em Pós-Graduação do Cesmac. A autenticação das cópias poderá ser feita sem ônus no local. O período de inscrições vai de 5 de janeiro a 17 de abril de 2009. O resultado da seleção sai no dia 24 de abril e as aulas quinzenais iniciam em 16 de maio.

O programa do curso prevê o aprendizado de disciplinas como "Epistemologia da Psicologia e Construção da Psicologia Jurídica Brasileira", "Psicologia da Violência, Autópsia Psicológica e Suicidologia", "Psicologia da Personalidade Criminal", "Semiologia dos Transtornos Mentais e Psicopatologia Forense", entre outras. A carga horária é de 390 horas/aula e o valor da mensalidade é de R$ 225.

Quem quiser contar com a facilidade de fazer a inscrição ou matrícula em casa ou no trabalho, o Cesmac oferece os serviços da R2 Consultoria & Negócios Ltda que se encarrega dos processos, sem cobrança de taxas adicionais. Mais informações pelos telefones: 9925-4311 / 8812-0056 / 3035-8657/ 3215-5029/ 3215-5034 ou pelo e-mail: asppe@fejal.com.br.

Fonte: Ascom Cesmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos