PF e PC fazem paralisação de 24 horas no país

Flávia Duarte/Alagoas24horasPoliciais federais e civis protestam por melhores condições de trabalho

Policiais federais e civis protestam por melhores condições de trabalho

Policiais federais e civis realizam uma paralisação de 24 horas, a partir de hoje, em vários estados do País. Em Alagoas, a paralisação, segundo informações das categorias, atinge as delegacias da capital, que mantém apenas os 30% previstos em lei. Na PF, a mobilização manteve atividades no plantão, custódia e emissão de passaportes em caso de urgência.

As categorias exigem modernização dos equipamentos, reformulação dos planos de carreira e segurança de trabalho. A paralisação ainda tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 549, que transforma os delegados em carreira jurídica. Segundo os policiais federais, ela aumentaria ainda mais a defesagem salarial e funcional entre os servidores da segurança pública.

A discussão sobre a PEC provocou um ‘racha’ entre agentes e delegados. Segundo a PEC, que tramita na Câmara de Deputados, os delegados teriam autoridade equivalente a juízes e promotores de Justiça. A manifestação de hoje não conta com a adesão dos delegados.

Segundo representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, a categoria ainda apresenta mais duas reivindicações, que tratam da equiparação do piso nacional da categoria e a criação da aposentadoria especial. Segundo o Sindpol, nesta quinta-feira, 11, haverá uma reunião com o secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima, para discutir a questão da aposentadoria especial.

A mobilização se concentra na porta do prédio da Superintendência Regional de Polícia Federal em Alagoas, no bairro de Jaraguão, onde foi realizado um café-da-manhã nas primeiras horas do dia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos