Brinquedos são vetados pelo Idec

Brasil – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) detectou em 8 dos 31 brinquedos que foram submetidos a um teste níveis elevados do composto químico ftalatos, normalmente utilizado para dar flexibilidade ao plástico (PVC).

De acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, as taxas de ftalatos encontradas estão acima do permitido e podem causar problemas no sistema reprodutor, fígado e rins, além de possuir características cancerianas.

Na Europa, por exemplo, o uso do composto químico está proibido há pelo menos quatro anos. Nos Estados Unidos, o assunto ainda gera discussões. De acordo com o diretor de qualidade do Inmetro, por hora, tudo que pode ser feito é regular o uso da substância para evitar danos à saúde.

A intenção do Idec também era descobrir se havia presença de metais pesados nos brinquedos, mas todos foram aprovados neste quesito.

Em relação ao ftalato, produtos como Turminha Legal (da BS Toys), Lovely Collection (da Muito Brother), Garu (da Grow), Funny Car (da Plast Brinq), o chocalho Ocean Wonder (da Fisher-Price/Mattel), e a boneca Mônica e o Meu Primeiro Boliche (da Algazarra), e o boneco Shrek 3, pirata, não passaram no teste.

O DIA/RJ

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos