PCdoB emite nota oficial sobre caso Dino Júnior

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), agremiação do vereador eleito e alvo de denúncias de compra de voto Dino Júnior, se pronunciou – em nota oficial – sobre a Operação Voto de Cabresto desencadeada pela Polícia Federal, na terça-feira, dia 16. O partido, que possui como atual representante na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Marcelo Malta, destacou que a “operação presta importante contribuição às instituições e ao aperfeiçoamento do processo eleitoral”.

Conforme a nota, a agremiação aguarda os autos do procedimento investigatório para tomar as devidas decisões no âmbito interno. “A conquista de mandatos através da compra de votos significa um verdadeiro atentado à nossa Constituição por subverter a vontade popular que se for soberana, no resultado eleitoral, consubstancia a real pluralidade existente na sociedade, um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito”, salienta a agremiação em nota divulgada no dia de hoje.

Dino Júnior foi alvo de mandados de busca e apreensão que – conforme a Polícia Federal – conseguiu recolher farto material que comprova corrupção eleitoral. Além de Dino Júnior, a operação ainda teve como alvo o vereador eleito Nery Almeida (PV). Ainda segundo a PF, Nery Almeida já se encontra indiciado e o filiado do PCdoB também responderá por compra de votos. O inquérito será encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral.

Os dois – caso condenados – podem acabar presos e perderem os seus respectivos mandatos. No entanto, a agremiação prefere aguardar o andamento do processo para se posicionar quanto uma possível desfiliação de Dino Júnior.

“O PCdoB, que sempre propugnou por avanços democráticos, sociais e populares, não compactua, nem admite por quais quer de seus filiados, comportamento ilícito, que desvirtue da vontade do eleitor. Quanto à possibilidade de envolvimento do filiado Veraldino Apolinário dos Santos Júnior (Dino Júnior), não tendo conhecimento ainda do conteúdo dos autos do procedimento investigatório, o PCdoB se posicionará em momento próprio e, não admitindo o pré-julgamento”, coloca em nota.

“Com certeza (o partido) não será omisso diante dos reclamos da sociedade, se for o caso”, complementa ainda a agremiação.