Dicas para encarar a segunda fase do vestibular

Algumas universidades do país possuem um esquema de processo seletivo que envolve duas fases. A primeira costuma ser uma prova de questões objetivas, os testes, e a segunda de questões dissertativas referentes ao curso que você optou por prestar. Matemática e Português são as únicas matérias obrigatórias para todos os candidatos selecionados para a segunda fase.

Se você foi um dos candidatos nesse tipo de processo seletivo e conseguiu passar para a segundona, fique esperto para não correr o risco de esquecer dos livros nessa época de Natal e Ano Novo. Todos levamos esses dias como um período de descanso e diversão – o que não deixa de estar certo, mas é preciso ficar atento para não deixar que esse clima se estenda por mais tempo e você perca o embalo nos estudos.

Comece o seu planejamento e organização verificando quais são as matérias obrigatórias para o seu curso na segunda fase. É comum que os cursos da área de humanas tenham questões de história e geografia, os de biológicas tenham química e biologia e os de exatas tenham física e química. Procure também o conteúdo programático das provas, que tem a finalidade de indicar, de maneira generalizada, quais assuntos serão pedidos nas questões.

Feito isso, reserve horários e um lugar para estudar. Disciplinar o corpo é uma maneira de não cansá-lo e pode render boas horas de aprendizado. Procure um local amplo, que receba bastante luz e dê preferência para aqueles em que você se sente confortável. Caia fora de espaços pequenos, apertados, escuros e barulhentos! Isso só atrapalha sua concentração!

Quanto ao que estudar, inicie pelo o que você sabe menos. Dedique mais tempo ao que ainda falta ser absorvido por você. Mas fique esperto: caso falte pouco tempo para a prova e você perceba que está difícil entender determinado assunto, deixe-o de lado e comece a estudar outra coisa.

Não é tão difícil se organizar para manter o ritmo de estudo para a segunda fase. Mesmo sendo de questões dissertativas, o pesadelo de muitos vestibulandos, ela exige de você um conhecimento mais específico e, muitas vezes, sobre a matéria com a qual você tem mais afinidade. Tire vantagem disso e mãos a obra!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos