Renan destaca experiência dos quatro novos senadores

Renan destaca importância de cada novo senador
Renan destaca importância de cada novo senador

Na cerimônia de posse dos novos quatro senadores ocorrida nesta quarta-feira (3), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou pontos da biografia e da vida pública de Adelmir Santana (PFL-DF), José Nery Azevedo (PSOL-PA), Neuto de Conto (PMDB-SC) e Paulo Duque (PMDB-RJ).

Sobre Adelmir Santana (PFL-DF), Renan lembrou de sua atuação como empresário no setor de comércio farmacêutico; na Federação do Comércio do Distrito Federal, da qual foi presidente; na Confederação Nacional do Comércio, da qual foi vice-presidente; e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ainda de acordo com o presidente do Senado, Adelmir poderá oferecer contribuições sobre as reformas trabalhista e sindical.

Já em relação a José Nery (PSOL-PA), Renan ressaltou a experiência do novo parlamentar como ex-vereador e ex-seminarista ligado às Comunidade Eclesiais de Base, além de ressaltar sua militância em temas como a reforma agrária, a democratização da gestão na educação, a segurança alimentar, a periferia das grandes cidades e o desenvolvimento da Amazônia. E também frisou que a posse de Nery indica a pluralidade – em termos de representação – existente na Casa.

Quanto a Neuto de Conto (PMDB-SC), o presidente do Senado destacou sua atuação como ex-deputado federal e como relator, na Câmara, do plano de estabilização econômica que deu origem ao Plano Real durante o governo de Itamar Franco. Renan ainda recordou de suas experiências como secretário estadual de Santa Catarina, em áreas como agricultura e fazenda, acrescentando que o novo senador poderá oferecer contribuições em questões tributárias, em itens como a sonegação fiscal e a política cambial.

Renan também declarou que Paulo Duque (PMDB-RJ) "é uma espécie de memória viva da política nacional e carioca, particularmente de períodos movimentados como o da redemocratização". Ele ressaltou, nesse contexto, a entrevista de Paulo Duque que foi transformada em livro da coleção "Conversando sobre política", editada pela Fundação Getúlio Vargas. O presidente do Senado lembrou ainda que Paulo foi o autor do projeto que resultou na fusão da então Guanabara com o Rio de Janeiro.

Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos