Combate à dengue chega aos condomínios do PAR

A coordenação do Programa Municipal de Combate à Dengue está intensificando as ações em todos os condomínios do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Capital. O primeiro bairro onde as atividades estão sendo desenvolvidas é o populoso Jacintinho, onde existem três grandes condomínios do PAR.

A atenção especial dada aos condomínios tem o objetivo de levar o combate ao mosquito transmissor da doença aos imóveis que permanecem fechados durante o dia, ou seja, onde não há quem receba os agentes de saúde. Maceió possui 275 mil imóveis, dos quais 80 mil são considerados imóveis fechados.

"Nós percebemos que a maioria desses imóveis está em condomínios. Daí nasceu a necessidade de ações como essa. Para que esses apartamentos não fiquem expostos ao aedes aegypti, estamos disponibilizando o agente à noite", destaca o supervisor-geral do V Distrito Sanitário, módulo 6, Paulo Fernando Lins Batista.

A previsão da coordenação é que, até o final desse mês, o combate ao aedes aegypti tenha sido concluído nessas localidades. O grande objetivo, afirma Paulo Fernando, é sensibilizar os moradores para que eles se tornem agentes multiplicadores.

O Condomínio Bariloche, localizado na Avenida Juca Sampaio, é o primeiro PAR a participar das ações, com palestra para os condôminos marcada para hoje às 19h. Os próximos condomínios do Jacintinho a receberem a ação complementar de combate à dengue serão: PAR Bela Vista, no dia 22, e PAR Costa Dourada, dia 23.

No trabalho educativo-preventivo, os condôminos assistem a uma palestra sobre o ciclo do mosquito, os perigos da dengue e as formas de prevenção. Em seguida, é apresentado o agente comunitário que aplicará o larvicida nos apartamentos, no período da noite. "Isso porque, na maioria desses condomínios, as residências ficam fechadas durante todo o dia", explica o supervisor.

O atual índice de infestação predial (IIP) de Maceió é de 1,8%. O Jacintinho está acima dessa média apresentando um IIP de 2,4%. A meta, portanto, é reduzir ainda mais esse índice, que já chegou a ser de 6,6%.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos