Superintendente entrega relatório sobre Sistema Prisional

O superintendente de Administração Penitenciária, tenente-coronel Luiz Bugarin, entregou ontem ao secretário de Defesa Social, general Edson Sá Rocha, o relatório sobre a atual situação do Sistema Prisional alagoano, as mudanças adotadas pela gestão e as conseqüências das ações.

Nesta manhã, o superintendente se reúne com o general para discutir pequenos pontos que serão implantados nas unidades prisionais.

O projeto foi emitido em dois relatórios. Um contendo as medidas adotadas a curto, médio e longo prazo. E outro com o balanço financeiro para que as mudanças sejam adotadas.

“Pretendemos, com o novo projeto, acabar com as vulnerabilidades e dificuldades no Sistema Prisional. Nossa lista de mudanças não é grande e sim pontual, vendo a administração penitenciária com seriedade”, completou.

Algumas medidas já começaram a serem adotadas neste final de semana, como a implantação de novas normas de procedimento nas oito unidades prisionais de Alagoas.

De acordo com o superintendente, desde a última quinta-feira (11) está em funcionamento um Plano de Operações Extras com relação à segurança externa do Sistema Prisional. “A guarda externa das unidades prisionais deixa de ser realizada apenas pelo BPGD (Batalhão de Policiamento de Guarda) e ganha o reforço da Cavalaria e viaturas da Polícia Militar. Além do Gap (Grupo de Ações Penitenciárias) que aumentará as rondas noturnas e fará a guarda em pontos estratégicos dentro do Sistema”, explicou.

Bugarin ressaltou ainda que a limpeza no entorno das unidades prisionais já foi iniciada. Segundo ele, a limpeza externa do Baldomero Cavalcanti já foi concluída e atinge um raio de 30 metros.

“A limpeza vai se expandir a todo o Sistema Penitenciário, mas de início será realizada no entorno dos presídios. Outra medida que será implantada em curto prazo será a iluminação externa do complexo prisional”, disse.

Novos Diretores

Mesmo ainda não sendo publicado no Diário Oficial do Estado, os novos diretores das unidades prisionais do Estado já exercem a atividade desde a último sábado (13).

Eles passam a exercer as funções pondo em prática as novas normas de procedimento.

Assumem as direções gerais das unidades prisionais:

Presídio Cyridião Durval – Capitão André
Presídio Rubens Quintella – Capitão Goulart
Presídio Baldomero Cavalcanti – Major Santos (interinamente)
Centro Psiquiátrico Judiciário – Major Ana Paula

Permanecem como diretores:

Colônia Agro-industrial São Leonardo – Tenente Pantaleão
Presídio Desembargador Luis Oliveira – Tenente José Maria
Casa de Custódia – Tenente Armando
Presídio Santa Luzia – Sheila Cristina

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos