Morre aos 115 anos a mulher mais velha do mundo, a canadense Julie Bertrand

TORONTO – A canadense Julie Winnefred Bertrand morreu nesta quinta-feira (18) aos 115 anos em uma clínica de repouso em Montreal, no Canadá. Segundo a agência CanWest News Service divulgou hoje, ela era a mulher mais velha do mundo.

Bertrand, que nasceu em 16 de setembro de 1891, na cidade de Coaticook, em Quebec, morreu enquanto dormia, segundo a CanWest, citando o sobrinho de 73 anos de Bertrand, Andre.

Apenas um dia antes havia falecido a mulher que até então era considerada a mais velha do mundo, a daguestanesa Sarhad Rashidova. Ela faleceu aos 131 anos de idade, segundo informaram na quarta-feira (17) as autoridades do Daguestão, uma república russa do norte do Cáucaso, vizinha à Chechênia.

No mês passado a canadense Bertrand foi declarada pelo Guinness Book a mulher mais velha e a segunda pessoa mais velha do mundo, após a morte de Elizabeth Bolden, no Tennessee, nos Estados Unidos. Ela havia nascido em 15 de agosto de 1890. O Guinness Book não considerou o caso da daguestanesa Sarhad Rashidova.

O novo status de Bertrand aumentou a publicidade em torno dela recentemente, e nesta semana, uma televisão britânica foi a última a pedir uma entrevista com ela para um documentário sobre "idades extremas", disse o CanWest.

Apesar de a rede de televisão não ter recebido resposta, Andre Bertand disse que a tia dele nunca aceitou tais pedidos e havia recusado diversos outros de repórteres e pesquisadores, de acordo com o CanWest. Clique aqui para ler a reportagem da agência canadense (em inglês).

Bertrand trabalhou no setor de compras de uma loja de departamento em Coaticook, uma cidade muito próxima da fronteira com os Estados Unidos.

O CanWest disse que uma cerimônia familiar será realizada na casa de repouso onde Bertrand viveu pelos últimos 35 anos, acrescentando que ela havia adquirido um espaço no cemitério católico de Coaticook anos atrás.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos