Petrobras realiza projeto de melhoria social em municípios alagoanos

Com o objetivo de proporcionar melhorias sociais em municípios alagoanos, a Petrobras está desenvolvendo em sete cidades do interior de Alagoas, o projeto “De Olho no Meio Ambiente”, que teve início em 2004 e atuou simultaneamente em 10 diferentes estados brasileiros, identificando os principais problemas e respectivas soluções de saneamento básico e conservação de recursos hídricos, apontados pelas comunidades.

Os municípios contemplados são: Satuba, Pilar, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, São Miguel dos Campos, Boca da Mata e Coruripe. Neste último, por exemplo, a pesquisa para reconhecer os problemas do local foi realizada por alunos da rede pública municipal de ensino, que detectaram os principais pontos a serem trabalhados, e através dos resultados alcançados foi possível incluir nas ações do Projeto oficinas temáticas sobre diversos assuntos, entre eles, meio ambiente, lazer, cultura, ocupação e renda.

De acordo com o gerente do Ativo da Petrobras em Alagoas, engenheiro Samuel Guimarães Santos, a Companhia criou este projeto como uma proposta de desenvolvimento sustentável nas comunidades de baixa inclusão social. “O objetivo principal é apoiar essas comunidades, que estão em áreas de influência direta ou indireta das nossas instalações, mostrando um caminho corporativo e inovador de participação democrática e genuinamente social”, explica.

Agenda 21

Em Alagoas, em parceria com o Instituto Paraíba do Meio, o projeto irá assessorar as comunidades através de suas associações para a construção da Agenda 21 Local, planejamento participativo da situação social do município. As metas estabelecidas para o planejamento de Coruripe, por exemplo, serão voltadas ao combate à fome, melhoria dos vários segmentos da comunidade como saúde, infra-estrutura, entre outros.

O Planejamento visa ainda descobrir as potencialidades de cada localidade, incentivando seus potenciais turísticos, ecológicos e econômicos. O trabalho de construção da Agenda 21 Local será desenvolvido obedecendo a seguinte seqüência: Processo de Sensibilização Comunitária; Pesquisa de campo; Diagnóstico Sócio-Ambiental; Reuniões Temáticas; Fórum da Agenda 21 Local; plano local de desenvolvimento sustentável; Implementação do plano local; monitoramento e avaliação do plano local de desenvolvimento sustentável.

Parceiros

O Terceiro Setor é um importante parceiro que capacitará as comunidades participantes nas diversas metodologias e técnicas necessárias a elaboração de uma Agenda 21 Local. Em Alagoas, além do Além da Petrobras e do Instituto Paraíba do Meio, participam do projeto a Fundação José Pelúcio Ferreira, Associação dos Moradores do local, lideranças formais e informais da comunidade e entidades privadas.

Segundo o presidente do Instituto Paraíba do Meio, Teodorico, Rocha, a idéia central do projeto é levar a conscientização da realidade para a construção de um futuro melhor. “A proposta tem como espaço de intervenção nossa comunidade, que é de baixa inclusão social. A intenção é fortalecer a organização comunitária e trabalhar um processo de mobilização que habilite os envolvidos a uma compreensão do exercício de cidadania”.

Para o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, o Projeto possibilita o regaste sócio-ambiental das comunidades envolvidas. “Um dos objetivos da Petrobras é realizar conquistas, e promover o desenvolvimento destas comunidades é uma grande conquista para o país”, disse.

O Projeto recebe o apoio técnico e metodológico da Fundação José Pelucio, do Rio de Janeiro, que sistematizará todo o processo, em nível de Brasil, realizando resultados em diagnósticos sócio-ambientais elaborados; a instalação dos Fóruns da Agenda 21 Local; o desenvolvimento das Agendas 21 Locais e o acompanhamento das atividades do Plano.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos