Faltam recursos para a compra de uniforme escolar

O uniforme escolar é motivo de preocupação para muitos pais, especialmente nas famílias pobres. O Ministério da Educação não repassa dinheiro para os municípios distribuírem gratuitamente blusas, shorts e sapatos padronizados.

Segundo Daniel Balaban, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a inclusão desse item teria um custo muito alto. "O governo federal não tem condição, hoje, de intervir ou olhar uniforme para 37 milhões de alunos só do Ensino Fundamental. Ficaria muito caro", disse ele.

Segundo Balaban, para distribuir uniformes, os estados e municípios podem utilizar dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do salário-educação. A alternativa vem sendo adotada no Rio de Janeiro, onde os alunos são conhecidos como laranjinhas por causa da cor do uniforme distribuído pela prefeitura.

A distribuição é custeada com dinheiro do Fundef, do salário-educação e do tesouro municipal. Independentemente de quantos filhos uma família tem, cada criança recebe duas camisetas e uma bermuda para freqüentar as aulas.

De acordo com a diretora do departamento geral de administração da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Lúcia Carvalho de Sá, cada família gastaria cerca de R$ 40 por aluno com o uniforme. Para a prefeitura, que compra as peças em grande quantidade, o uniforme completo, contando as duas camisetas e a bermuda, custa, em média, R$ 12.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos