Orkut agora receberá recados de celular

Nesta segunda-feira, o Google anunciou a criação de uma nova ferramenta do Orkut, que permitirá que usuários enviem e recebam recados (ou “scraps”) por mensagens de texto de celular (SMS). Por enquanto, a novidade estará disponível apenas no Brasil e apenas para usuários de uma operadora de celular, a Claro. Outras companhias de telefonia estão em negociação com a empresa.

O serviço — que a empresa promete colocar no ar no fim da tarde desta segunda — vai permitir que um usuário cadastrado receba no celular as mensagens enviadas para sua página no Orkut e envie mensagens para os contatos incluídos em sua lista de amigos. Além disso, também será possível receber as informações de contato do perfil de outros usuários, desde que eles estejam na lista da pessoa cadastrada. Inicialmente, apenas 5% dos membros do Orkut terão acesso à novidade. Até o final da semana, esse número deve aumentar gradualmente até atingir todos os usuários.

Para enviar um recado a um amigo via celular, será preciso mandar um SMS para o número 67588 (que forma a palavra “orkut” nas letras do teclado do celular) com o texto “recado” e o nome do destinatário. Para receber os dados do perfil de alguém, basta enviar “info” e o nome. Por exemplo, para mandar um "oi" para seu amigo João, será preciso digitar "recado joão oi". Para ter os dados dele, basta escrever "info joão".

O sistema responde mesmo quando o usuário digita apenas o primeiro nome de uma pessoa — desde que haja apenas uma com esse nome em sua lista. Quando há duplicidade, ele dá uma lista com os sobrenomes das pessoas com aquele nome e pede que o usuário selecione. No entanto, o serviço não funciona caso existam homônimos em uma lista — dois “João da Silva” por exemplo. O Google afirma que vai tentar resolver esse problema.

Como o serviço é pago e a empresa teme que jovens se descontrolem com a novidade, inicialmente haverá um limite no número de recados que poderão ser recebidos no celular. O padrão será 10 mensagens por mês, que pode ser estendido para 40 mensagens. Cada recado recebido no celular vai custar R$ 0,10. Cada recado enviado, R$ 0,31. Caso o Google detecte que o limite é muito baixo, o número pode ser ampliado.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos