Renan encontra-se com José Agripino

Senador Renan em reunião com a bancada petista
Senador Renan em reunião com a bancada petista

Logo que chegou, na manhã desta quarta-feira (31), ao Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que se encontrará no início da tarde, no gabinete do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), com o senador José Agripino (RN), candidato do PFL à presidência da Casa.

Em conversa com os jornalistas, Renan disse que o Senado quer um candidato de consenso, não disputas. "A tradição no Senado é a convergência, ou seja, o direito de a maior bancada indicar o candidato a presidente. Então, até a última hora, eu tenho que buscar a concretização desse direito e é o que estou fazendo", afirmou Renan.

Questionado por um repórter sobre uma possível decepção com a candidatura de José Agripino, visto que PFL e PSDB foram seus aliados nos últimos dois anos em que presidiu a Casa, Renan negou esse desapontamento.

– Entendo como natural, é do processo político. Eu acho que o efetivo na vida é o afeto. Eu tenho me pautado por isso. E essa conversa que terei com Agripino não será efetivamente para buscar a retirada de ninguém. Será uma conversa de adultos, de pessoas civilizadas, de amigos, de pessoas que se dão muito bem, para, se não chegarmos a lugar algum, chegarmos pelo menos à definição dos procedimentos da eleição – adiantou o presidente do Senado.

Renan lembrou que o Senado é uma Casa composta por ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos de capitais – todos quadros políticos respeitáveis. Daí por que, na opinão do senador, não dá para fazer prognóstico sobre a eleição para a presidência da Mesa.

– Eles é que vão decidir. Tanto que vou civilizadamente fazer uma visita ao senador José Agripino, que entendo ser um grande quadro da vida nacional e conversar pelo menos sobre os procedimentos da eleição – reafirmou Renan Calheiros.

O senador alagoano também participou de um encontro com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado, hoje pela manhã. A bancada petista está fechada no apoio à reeleição de Renan.

Inviolabilidade do voto

"Voto secreto e seja o que o Senado quiser". A afirmação foi feita por Renan logo após deixar pela manhã a reunião da bancada do PT, quando comunicou aos parlamentares do partido as medidas que vem tomando para garantir a inviolabilidade do voto na eleição para a presidência da Casa.

– Minha orientação ao Raimundo Carreiro (secretário-geral da Mesa) é para que o voto seja em cédulas, com cada senador indo sozinho à cabine de votação. O voto mediante o painel eletrônico tem o risco de alguém ver o movimento dos dedos de quem está digitando sua escolha. Meu propósito é garantir a inviolabilidade e a invulnerabilidade do voto – disse o presidente do Senado.

Renan também declarou que, às 19h de hoje, se reunirá com o PMDB na casa do senador eleito Joaquim Roriz (PMDB-DF), quando a bancada escolherá oficialmente o nome do partido para disputar a presidência do Senado.

– Minha candidatura vai existir a partir da decisão do PMDB, hoje à noite.

Nessa mesma reunião, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator da proposta orçamentária da União para 2007, deverá ser indicado líder da bancada peemedebista no Senado.

Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos