Justiça Eleitoral funciona durante todo o ano

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), assim como os demais Tribunais Eleitorais brasileiros mantém, durante todo o ano, um programa contínuo de atividades.

Os cartórios eleitorais funcionam todos os meses, mesmo nos anos em que não são realizadas eleições. Em qualquer dia da semana, os eleitores podem se dirigir à sede dos cartórios eleitorais e resolverem pendências como alistamento eleitoral (transcrição e transferência), segunda via de título de eleitor, retificação de dados pessoais, expedição de certidões e outras atividades de competência única e exclusiva dos cartórios eleitorais.

Os serviços cartorários são uma das principais atividades desta Justiça Especializada, na qual a clientela é diretamente atendida e beneficiada pela instituição.

O problema das longas filas e da correria aos cartórios eleitorais registrado às vésperas das eleições poderia ser minorado ou mesmo resolvido caso a população não procurasse os cartórios apenas quando da proximidade das eleições, quando a instituição vive o período crítico do aumento exagerado da demanda.

A procura permanente aos serviços da Justiça Eleitoral do Estado de Alagoas permite aos cartórios eleitorais um fluxo homogêneo de trabalho durante todos os meses do ano.

A demanda, quando registrada, em qualquer período do mês, gera reflexos imediatos na eficácia dos serviços prestados à comunidade.

A realização das atividades cartorárias durante todo o ano permite aos cartórios eleitorais a organização dos trabalhos, proporcionando, inclusive, um maior bem-estar aos servidores.

Instituição confiável

A preocupação com a qualidade dos serviços e a continuidade dos mesmos apesar da ausência dos períodos eleitorais em determinados anos, fazem da Justiça Eleitoral a instituição mais confiável para a população brasileira, segundo levantamento feito pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica.

A pesquisa foi realizada após as eleições de 2006 e teve como objetivo avaliar a imagem da instituição e aferir a efetividade da campanha Vota Brasil 2006. A pesquisa também atestou que a urna eletrônica é uma unanimidade nacional.

A Justiça Eleitoral teve avaliação positiva por parte de 88,7% dos entrevistados. Além disso, 88% confiam totalmente ou em parte nos resultados da eleição, sendo que 53,5% confiam plenamente. No ranking das instituições, depois da Justiça Eleitoral, os mais confiáveis são o Poder Judiciário e o Governo Federal.

A instituição também é vista como eficiente por 76,3% dos eleitores e ágil na apuração segundo outros 87,9% dos entrevistados. Além disso, 71,9% acham que a instituição presta serviços de qualidade. O levantamento apurou que 97,7% dos entrevistados aprovam a utilização da urna eletrônica nas eleições brasileiras. Outros 88% dos entrevistados afirmaram não ter enfrentado dificuldades na hora de votar.

A pesquisa foi feita em 25 Estados e no Distrito Federal entre eleitores homens e mulheres com mais de 16 anos, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro deste ano. Foram ouvidos 2.001 eleitores. A margem de erro calculada pelo instituto é de 2,2% para o conjunto do país.

Foram aplicados questionários pessoais, com perguntas abertas e fechadas. Do total de 2001 entrevistas, 196 foram aplicadas na região Norte, 502 no Nordeste, 193 no Centro-Oeste, 766 no Sudeste e 344 no Sul.

Fonte: Valdete Calheiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos