Cúpula diretiva do TJ toma posse hoje

A nova Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) toma posse , na tarde de hoje, no Teatro Gustavo Leite do Centro de Convenções de Maceió. A direção do Poder Judiciário estadual para o biênio 2007/2008 é composta pelos desembargadores José Fernandes de Hollanda Ferreira (presidente), Mário Casado Ramalho (vice-presidente) e Elisabeth Carvalho Nascimento (corregedora-geral da Justiça).

Ontem, o desembargador Estácio Luiz Gama de Lima transmitiu oficialmente a Presidência a Hollanda Ferreira, que assinou o termo de investidura no cargo, prestando o compromisso de bem administrar a Corte de Justiça estadual.

Durante o período de transição das gestões, José Fernandes de Hollanda Ferreira recebeu magistrados, instituições, ouviu sugestões e apresentou projetos para a condução dos destinos do Judiciário alagoano. Nos encontros, discutiu propostas para implantar a virtualização dos executivos fiscais e juizados especiais, instalar dois fóruns distritais em Maceió e uma vara especializada na apuração de crimes praticados por organizações criminosas, e criar o Projeto Conciliar, entre outros.

Para o ministro Humberto Martins, a eleição para presidência do Tribunal de Justiça (TJ) é um evento importante para a sociedade. "Todas as vezes que há renovação no TJ, renovam-se a esperança do povo na justiça. Há impressão de que haverá mais justiça, que haverá avanço", disse o ministro.

Ele acredita que a justiça, apesar dos problemas de violência e corrupção no país, está respondendo aos reclames da população.

Currículo

O desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira nasceu em 20 de março de 1939, em Maceió/AL. É formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem uma trajetória profissional de 38 anos dedicados à Magistratura alagoana. Como juiz de Direito, passou pelas comarcas de Mata Grande, Junqueiro e União dos Palmares, tendo nessa última sido promovido por merecimento. Na Capital, foi titular da 5ª Vara Cível e exerceu os cargos de juiz-diretor do Fórum, juiz eleitoral, juiz substituto e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). No dia 9 de dezembro de 1997, foi nomeado desembargador do TJ/AL por antiguidade. Em dezembro do ano seguinte, foi eleito corregedor-geral da Justiça, para o biênio 1999/2001. Foi vice-presidente do TRE/AL entre os anos de 2001 e 2003 e presidente no período de 22 de junho de 2003 a 21 de junho de 2005.

Mário Ramalho

O desembargador Mário Casado Ramalho (próximo vice-presidente) tem o mesmo tempo de serviço que Hollanda Ferreira e também se formou pela Ufal, sendo que numa turma anterior (1965). Nasceu dia 7 de março de 1941, em Maceió/AL. Inicialmente, foi juiz de Direito da comarca de Água Branca, passando pelas comarcas de Colônia Leopoldina, Capela e Atalaia. Promovido por merecimento, deslocou-se para a comarca da Capital, servindo, sucessivamente, como juiz titular da 9ª Vara, 3ª Vara de Família e 2ª Vara Cível de Feitos Não Privativos. Entre dezembro de 1997 e maio de 1999, atuou como juiz titular do TRE/AL. Em 5 de maio de 1999, ascendeu, por antiguidade, ao cargo de desembargador do TJ/AL.

Elisabeth Carvalho

No início de janeiro, a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento antecipou sua posse na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) em virtude do afastamento do desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, que deixou o posto para dedicar-se às atividades jurisdicionais.

Elisabeth Carvalho nasceu em Delmiro Gouveia (AL) a 26 de março de 1951. Bacharelada em Direito pela Ufal, ela ingressou na magistratura em dezembro de 1982, sendo nomeada juíza substituta da comarca de São Brás. A desembargadora também atuou nas comarcas de Traipu, Anadia, Penedo e São Miguel dos Campos.

Em fevereiro de 1993, foi promovida, por merecimento, à juíza de 3ª Entrância, sendo removida para a Capital. Veio a ser a primeira juíza convocada para o TJ/AL e também a primeira a compor o Pleno do TRE/AL. Dia 22 de setembro de 2002, foi promovida, por merecimento, ao cargo de desembargadora do TJ/AL.

Na Corte estadual, exerceu a Vice-Presidência do TJ e a Direção-Geral da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Escritora nas horas vagas, a desembargadora é autora do livro “Antologia dos Poetas Alagoanos” (publicado em 1974, pelo DAC) e vem publicando contos, crônicas e poemas nos jornais da Capital.

Fonte: Com informações do TJ

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos