Trabalhadores sem-terra invadem prédios públicos em Maceió

Alagoas24horasProcon é um dos prédios invadidos pelos sem-terra

Procon é um dos prédios invadidos pelos sem-terra

Depois de “engrossar” a assembléia dos professores na manhã de hoje, centenas de trabalhadores rurais sem-terra ligados ao Movimento Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) e Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) invadiram, agora há pouco, os prédios da Secretaria de Planejamento (Seplan), Procon e Loteal.

De acordo com funcionários desses órgãos, os coordenadores dos movimentos entraram de “sala em sala” e pediram que os servidores desligassem equipamentos eletrônicos, fechassem as salas, e fossem embora, deixando apenas os banheiros abertos. “Tudo se deu de forma tranqüila, eles não nos ameaçaram em nenhum momento”, confirmou a servidora da Seplan que não quis se identificar.

No começo da invasão, alguns servidores do Procon/AL se assustaram, mas depois tudo voltou à “normalidade” e os órgãos foram tomados pelos sem-terra.

Os sem-terra vieram à capital exigir a agilização do processo de reforma agrária, tendo como principal fico as terras da antiga usina Agrisa, além da liberação de sementes prevista em convênio com o governo federal.

Sinteal e MP

Articulações e assembléias marcaram a manhã de hoje dos trabalhadores da Educação no Estado, que estão paralisados há mais de 20 dias em protesto ao decreto 3.555/2007, na qual os reajustes que garantiam a isonomia da categoria foram suspensos pelo Governo do Estado.

A assembléia de hoje contou com a participação de aproximadamente dois mil trabalhadores rurais sem-terra.

Durante a assembléia, a presidente do Sinteal, Girlene Lázaro, informou à categoria sobre a reunião ocorrida na noite de ontem com o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), onde foi discutida a mais uma saída para o término da paralisação, que já começa a afetar o calendário escolar, uma vez que algumas escolas não concluíram o ano letivo e as matrículas para o ano de 2007 estão temporariamente suspensas.

Durante a reunião de ontem, a equipe técnica da Secretaria da Fazenda afirmou que a isonomia tem reflexos que devem ser considerados no que diz respeito à folha dos professores aposentados.

Nesta tarde, a categoria recebe a visita dos promotores Cecília Carnaúba e Jamyl Barbosa. O encontro está marcado para as 17h30, no prédio da Secretaria Executiva de Educação, onde deverá ser discutida as conseqüências da greve e da falta de professores no Estado.

Quanto à desocupação do prédio, o Sinteal afirmou, por meio dos seus diretores, que a negociação está se dando diretamente com o Comando de Gerenciamento de Crises da PM e não tem data definida para ocorrer.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos