Carnaval para todos os gostos nos quatro cantos de Alagoas

Nada de grandes blocos e trios elétricos, o estilo do carnaval alagoano ou é de muita tranqüilidade e descanso, ou de muita festa de rua, cheias de animação e opções de folia. Prefeituras investem na programação de festas populares.

O carnaval já começou em Alagoas. As prévias aconteceram uma semana antes do feriado em várias cidades do Estado e no antigo e histórico bairro de Jaraguá, na capital alagoana. A exemplo de Maceió, que iniciou as festas no dia 8 de fevereiro, com o Baile Municipal, regado a muito frevo e fantasias, outras cidades, como Marechal Deodoro, Pilar e Penedo já estão em festa.

Em Maceió, blocos de frevo em Jaraguá ferveram a cidade, com público de todas as idades. O tradicional Filhinhos da Mamãe e Seresta da Pitanguinha têm público cativo, e o Pinto da Madrugada arrastou uma multidão na Praia de Pajuçara no dia 10, onde milhares de pessoas pularam ao som de 15 orquestras de frevo. Outra atração foi o irreverente bloco Pecinhas, que há 14 anos tem participação maciça dos homens que se vestem de mulher.

A capital alagoana ainda terá, durante os quatros dias de carnaval, desfiles das escolas de samba estaduais, de blocos de frevo e concurso e desfile de Bois, cultura tradicional do Estado.

Balneário chique

O famoso carnaval da Barra de São Miguel, no litoral sul do Estado, preferido por turistas e pelo público da terra, começa amanhã com apresentações de bandas locais de axé e pagode. É tanta gente atrás dos trios elétricos pelo balneário mais chique de Alagoas que, no Carnaval, aumenta a população em até cinco vezes, saltando de sete mil para 40 mil pessoas.

Mais adiante, no litoral sul, a cidade de Coruripe terá apresentações de manhã, de tarde e de noite. Na sexta-feira haverá o desfile do tradicional bloco das secretarias do município, que atrai milhares de pessoas, entre funcionários públicos, comerciantes e sociedade civil.

Litoral Norte tem tradição de festa carnavalesca

Em Japaratinga, litoral norte do Estado, a festa começa no sábado e se encerra na terça-feira, na quadra de esportes da orla marítima, animada por bandas alagoanas e 10 blocos carnavalescos. Já em Maragogi, também no lado Norte, são 22 blocos animando o público. A festa só acaba da quarta-feira de cinzas com o Bloco dos caseiros da Barra Grande, praia famosa da cidade.

Cidades históricas também têm opção pra foliões

Nas cidades históricas de Alagoas também não falta folia. O município de Marechal Deodoro está em festa desde o dia 9 de fevereiro e termina na quarta-feira. As apresentações de bandas e orquestras acontecem no centro da cidade e na badalada Praia do Francês. O “Carnaval do Povo”, em Penedo, promete arrastar multidões com orquestras, concurso da rainha e do rei Momo e da princesa do carnaval, além de desfile das baianas e blocos.

Em Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, outro município histórico, haverá apresentações culturais de maracatu e capoeira, além de bandas de vários estilos musicais, do axé ao rock.

Terceira Idade tem bloco tradicional em Piaçabuçu

Em Pilar e Porto Calvo, a folia também toma conta da população, com shows de frevo, axé, pagode, entre outros ritmos. Na cidade de Piaçabuçu, o destaque é o primeiro bloco de idosos do município, que desfila ao som da centenária orquestra filarmônica de Piaçabuçu.

Fonte: Cristina Sampaio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos