Fetag discute crédito fundiário e situação dos trabalhadores do setor canavieiro

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), preocupada em informar e tirar dúvidas a respeito do Crédito Fundiário, realiza oficina para os trabalhadores rurais amanhã, às 8h30, no Centro Social da Fetag/Al, em Mangabeiras. O evento faz parte de uma série de nove palestras em vários municípios do Estado.

A oficina é direcionada a dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais e líderes de associações. Os participantes vão poder conhecer o que é o crédito, suas normas e como ele funciona. Também serão esclarecidos a respeito de como aderir e qual a documentação necessária.

De acordo com o coordenador do Programa do Crédito Fundiário da Fetag/AL, Lucínio Moura, é muito importante a participação dos líderes. “Só em Alagoas, 1.111 famílias já conseguiram aderir ao crédito e agora têm sua terra própria para morar e tirar seu sustento”, enfatiza Moura.
Esta semana ainda serão realizadas mais três oficinas sobre o crédito, em Branquinha, na quarta-feira e na sexta-feira em Maribondo.

Área canavieira

Amanhã, a Fetag/Al também vai reunir os representantes de sindicatos de trabalhadores rurais ligados à área canavieira. O objetivo da reunião é avaliar como foram os trabalhos na safra 2006/2007, que se encerra em março, e ver se as reivindicações do setor foram atendidas.

Segundo o assessor Jurídico da Fetag/AL, João Costa, vai ser feita uma avaliação sobre as conquistas e as derrotas do setor em relação aos seus pleitos na convenção coletiva realizada em novembro passado. Na ocasião, ficou definido o aumento do piso do trabalhador canavieiro em 6,2% (de R$ 362 para R$ 384,4) e questões relacionadas à contratação clandestina e falta de segurança no trabalho.

Cerca de 50 pessoas devem participar da reunião, que começa às 9h30, também no Centro Social da Fetag, em Mangabeiras.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos