Vice-presidente dos EUA sai ileso de atentado no Afeganistão

GoogleDick Cheney saiu ileso de atentado no Afeganistão

Dick Cheney saiu ileso de atentado no Afeganistão

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, escapou ileso de um atentado suicida cometido nesta terça-feira (27) contra a principal base americana em Bagram. O ataque deixou pelo menos 10 mortos, segundo informações da polícia local.

"O vice-presidente está são e salvo", disse a porta-voz do vice de George W. Bush, Lea Anne McBride.

Cheney chegou na noite de segunda-feira (26) à base área, que fica 60 km ao norte de Cabul, onde funciona o quartel-general das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão.

Um soldado americano e dois civis afegãos morreram no ataque, segundo fontes militares dos Estados Unidos. Mais cedo, o governo do Afeganistão e testemunhas afirmaram que o ataque deixara 18 mortos, incluindo três soldados estrangeiros.

"Mais de 20 civis afegãos ficaram feridos", disse o sargento Richard Simonsen.

"O incidente não teve absolutamente nenhum impacto sobre o vice-presidente", completou o sargento Simonsen.

"Foi um atentado suicida cometido diante da porta de entrada, que era protegida por soldados americanos", declarou o chefe de polícia do distrito de Bagram, Kabir Ahmad.

Gravidade
Este é um dos atentados mais graves cometidos no Afeganistão desde a queda do regime talibã, no final de 2001.

Um policial que testemunhou o ataque explicou que o homem-bomba conseguiu passar por um posto de controle a cargo de soldados afegãos e seguia para a entrada protegida por soldados americanos quando detonou os explosivos que transportava.

"Quase 20 pessoas, mortas ou feridas, estavam estiradas no chão. A área foi imediatamente cercada por soldados americanos", acrescentou.

Após o susto, Dick Cheney se reuniu em Cabul com o presidente afegão Hamid Karzai.

O vice-presidente americano chegou ao país na segunda-feira, procedente do vizinho Paquistão, onde pediu ao presidente deste país, Pervez Musharraf, um reforço no combate aos militantes talibãs e da al-Qaeda, reunidos ao longo da fronteira com o Afeganistão.

As regiões tribais do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, servem de retaguarda aos talibãs, que intensificaram os ataques contra as forças estrangeiras, em sua maioria americanas, e as autoridades afegãs.

A coalizão ocidental está integrada por 11 mil oficiais, na grande maioria americanos, e outros 35 mil soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos