Cerca de 200 deficientes auditivos estão empregados em Maceió

Alagoas 24 HorasPalestrante Simone Gabrielle fala sobre o crescimento de admissão de deficientes auditivos em empresas alagoanas

Palestrante Simone Gabrielle fala sobre o crescimento de admissão de deficientes auditivos em empresas alagoanas

Cerca de 100 pessoas, entre deficientes auditivos e representantes de empresas de Maceió participam, na tarde de hoje, do I encontro de capacitação profissional promovido pela Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

No evento, que acontece no auditório da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), palestrantes discutem o cumprimento da Lei de n° 8.213, conhecida como Lei de Cotas. No local, também estão sendo esclarecidas as dúvidas das empresas que desejam contratar deficientes auditivos.

Após a obrigatoriedade da lei no Brasil, cerca de 200 deficientes auditivos fazem parte do quadro de empregados de 23 empresas alagoanas. Em quatro anos, a AAPPE registra 350 encaminhamentos de surdos para empresas em todo estado.

De acordo com Elisabeth Acioly, assessora administrativa da AAPPE, o número de empresas que procuram a instituição em busca de profissionais com deficiência tem crescido a cada ano. “Um evento como esse em Alagoas mostra à sociedade a importância do emprego para os surdos, traduzidos em sensibilidade e o valor da capacitação dessas empresas e profissionais para o mercado de trabalho. Podemos ver o crescimento anual no número de admissão de surdos após a obrigatoriedade da lei”, afirma.

AAPPE

O encontro faz parte das comemorações dos 20 anos de AAPPE, fundada em 1987 – por um grupo de profissionais e familiares – com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade surda e, progressivamente, tornar-se um centro de referência em educação para surdos.

Para isso, desenvolve uma série de projetos voltados para questões educacionais, sociais, lingüísticos, comunicacionais e profissionais na área de surdez. A APPAE oferece, entre outras atividades, aulas para surdos, com profissionais capacitados, ensino e interpretação de libras, atividades esportivas e culturais, garantindo o convívio e comunicação entre surdos e ouvintes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos