Professor traz sua experiência em desenvolvimento sustentável para o Estado

Especialista na área das ciências sociais no mundo e no Brasil e defensor da Economia Política como uma disciplina que analisa a evolução e os fatos econômicos, relacionando-os com outras áreas das ciências humanas, o professor franco-polonês Ignacy Sachs estará em Maceió para uma agenda de trabalho nos próximos dias 12 e 13. A vinda é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

No dia 12, às 9 horas, o professor profere conferência sobre “A ética e a cultura do desenvolvimento”, no auditório do Palácio República dos Palmares, com a participação do governador Teotônio Vilela, secretários do governo e representantes do Sebrae. No período da tarde, participa de reunião com o setor agrícola, prefeituras da região metropolitana da capital, secretarias de Estado, Sebrae e instituições de ensino superior sobre o cinturão verde de Maceió, bioenergia, segurança alimentar através da produção consorciada e escola rural.

O professor encerra sua agenda em Alagoas no dia 13, com uma conferência às 10 horas, no Sebrae, sobre “A revolução energética do século XXI”. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, a parceria entre o governo e o Sebrae é fundamental para a realização desta agenda de trabalho com o professor Sachs, pela representatividade do seu trabalho social no Brasil e no mundo. “Ele é um dos grandes disseminadores do conceito de desenvolvimento sustentável. Sua visita é de suma importância para discutirmos, entre outras questões, projetos de inclusão social que gerem emprego e renda, e assim, contribuam para a nossa grande missão que é o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Sérgio Moreira.

Ignacy Sachs

Professor da Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais (Écoles des Hautes Études en Sciences Sociales), em Paris-França. Formado em Economia na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (atual Cândido Mendes), seus estudos também perpassam pelas áreas da sociologia, história e ecologia. Seguiu uma trajetória que o levou a um conhecimento direto do Terceiro Mundo, especialmente porque passou muitos anos imerso na vida de países como o Brasil e a Índia.

Seu conhecimento aprofundado do quadro mundial decorre ainda de outros fatos. Em primeiro lugar, ter vivido a realidade de uma nação que, durante quase meio século, tentou, sem êxito, abrir caminhos para construir uma sociedade socialista, exatamente seu país natal, a Polônia. Em segundo lugar, porque, nas últimas décadas, Ignacy Sachs colocou-se no centro de um observatório privilegiado do cenário internacional. Participa da comissão de bioenergia da Organização das Nações Unidas (ONU) e é um dos grandes disseminadores do conceito de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Seplan

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos