MP quer garantir vagas para mais de 12 mil alunos em Maceió

Alagoas24horasPromotora diz que mais de 24 mil alunos estão fora das salas por falta de vagas

Promotora diz que mais de 24 mil alunos estão fora das salas por falta de vagas

Pelo menos 12 mil crianças e adolescentes residentes nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes estão fora da escola por falta de vagas na rede estadual de ensino, para o ano letivo de 2007. A informação foi transmitida, agora à tarde, pela promotora da Fazenda Pública Estadual, Cecília Carnaúba, que participa de uma reunião com o secretário estadual de Educação, Fábio Farias, na sede do Ministério Público Estadual.

A promotora explica que os números são alarmantes e por esta razão, o Ministério Público está intervindo. "Vamos cobrar do secretário de Educação, aumento das vagas para suprir esta carência. Sabemos, inclusive, que algumas escolas estão ociosas, então a idéia é trabalhar a transferência de alunos e a viabilidade de transporte escolar, já que normalmente eles estudam próximos às residências", disse Carnaúba.

Ela disse ainda que solicitará do Governo o aluguel de prédios e a construção de novas escolas nos bairros mais populosos. Nesta tarde, o secretário esta entregando um documento contendo o número de professores que não estão atuando, para que sejam reintegrados à rede.

"Sabemos que mais de mil professores estaduais estão fora da sala de aula, mesmo pertencendo a Secretaria de Educação. Vamos solicitar os números precisos desses funcionários e depois iniciar cursos de atualização para remanejá-los para a rede", explicou.

Para a promotora, o Estado tem responsabilidade sobre a realização das matrículas. Ela alerta para o compromisso na realização das cerca de 35 mil matrículas, para garantir os recursos do Fundeb.

O secretário Fábio Farias reconhece que a falta de matrículas é um dos aspectos que mais está preocupando, no momento, visto que os recursos do Fundeb são em torno de 30 milhões.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos