Economista francês participa de conferência e coletiva em Maceió

Especialista em desenvolvimento sustentável e grande conhecedor da realidade sócio-econômica brasileira, o professor Sachs vem a Alagoas para uma agenda de trabalho nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13
Ignacy Sachs é um daqueles economistas que colocam os valores humanos acima de tudo.

É dele a expressão ecodesenvolvimento, cunhada nos anos 70. É especialista em desenvolvimento sustentável, e costumando se debruçar sobre os problemas e os desafios do desenvolvimento. Sua formação é de economista, mas seus estudos extrapolam em muito o campo das ciências econômicas e saem passeando pela sociologia, história e ecologia.

Francês, de origem polonesa, o professor Sachs possui estudos superiores em economia no Brasil e vem a Alagoas cumprir uma agenda de trabalho no início da próxima semana, fruto de uma pareceria entre o governo do Estado e o Sebrae/AL.

As conferências acontecem no período da manhã, sendo a primeira na segunda-feira, dia 12, no Palácio República dos Palmares, com o tema “A Ética e a Cultura do Desenvolvimento” – com a participação do governador Teotonio Vilela Filho; e a segunda na terça-feira, dia 13, no Sebrae, com o tema “A Revolução Energética do Século XXI”.

COLETIVA

Na tarde da segunda-feira, às 14h30, o professor Sachs concede entrevista coletiva à imprensa alagoana, no auditório do Palácio República dos Palmares (térreo). Em seguida, às 15 horas, participa de reunião para a discussão dos projetos “Cinturão Verde de Maceió”, “Bioenergia e Segurança Alimentar” e “Escola Rural”.

Nas conferências e encontro, participação de pesquisadores, produtores, técnicos, estudiosos e especialistas; empresários, gestores públicos estaduais e municipais; secretários de Estado e dos municípios da região metropolitana; e instituições Ufal, Uneal, Cesmac, Cefet e Escola Agrotécnica de Satuba; Ademi, Sinduscon e Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas; e Federação da Agricultura, Fetag e cooperativas agrícolas.

SUSTENTABILIDADE

“Trata-se de um dos grandes disseminadores do conceito de desenvolvimento sustentável”, observa o secretario do Planejamento, Sérgio Moreira, referindo-se ao trabalho social desenvolvido por Ignacy Sachs no Brasil e no mundo. “Sua visita é de suma importância para discutirmos, entre outras questões, projetos de inclusão social que gerem emprego e renda para a população do nosso Estado”, disse.

Sachs possui estudos superiores em economia no Brasil, na Índia e na Polônia. E desde 1968 é professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e co-diretor do seu Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo.

SOLIDARIEDADE

O economista considera-se um otimista e entende que a finalidade do desenvolvimento é sempre social, baseando-se em princípios de ética e de solidariedade. “Somente quando esses conceitos estiverem em plena sincronia com os condicionantes ecológicos e com as garantias de viabilidade econômica será possível construir um projeto de futuro triplamente vencedor, com base em ganhos sociais, ambientais e econômicos", costuma afirmar.

OBRAS

Professor Ignacy é autor de extensa obra, com dez livros publicados no Brasil, entre os quais: Pensando o Brasil às margens do Sena (Cortez, 2002); Desenvolvimento humano, trabalho decente e o futuro dos empreendimentos de pequeno porte (Garamond/SEBRAE, 2003); e Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado (Prefácio de Celso Furtado, Garamond/SEBRAE, 2004). É também organizador, com Jorge Wilheim e Paulo Sérgio Pinheiro, do livro Brasil, um século de transformações (Companhia das Letras, 2001).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos