Governo recebe MST para discutir ações em favor dos trabalhadores

Trabalhadores foram recebidos pelo secretário Álvaro Machado
Trabalhadores foram recebidos pelo secretário Álvaro Machado

O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, recebeu nesta quinta-feira, no Palácio Marechal Floriano Peixoto, integrantes do Movimento Sem-Terra (MST), para realizar um acompanhamento das reivindicações feitas pelos trabalhadores na última reunião com representantes do governo do Estado. O encontro faz parte da agenda do Conselho da Terra, criado pelo governo para discutir e dar mais agilidade às questões agrárias em Alagoas.

Também participaram da reunião as diversas secretarias e órgãos do governo que compõem o Conselho da Terra. Dentre às reivindicações do MST, o governo garantiu o reinício das obras do Centro de Formação localizado no Assentamento Milton Santos, em Atalaia, previsto para a próxima semana. Conforme o cronograma, o centro deve ser inaugurado em 1º de maio deste ano, data em que se comemora o Dia do Trabalhador.

Com relação à recuperação de um galpão existente no mesmo assentamento, que deverá ser utilizado como auditório e quadra poliesportiva, a equipe técnica do governo também deve apresentar o orçamento na próxima semana. Quanto à ampliação do Programa do Leite, o subsecretário de Agricultura, Jorge Dantas, disse que o Ministério do Desenvolvimento Social informou que não existe orçamento para a ampliação do programa. Mesmo assim, o subsecretário solicitou dos trabalhadores um relatório com as demandas dos assentados, pois, já que existe a possibilidade de mudanças no Ministério, o governo vai continuar tentando viabilizar a solicitação dos trabalhadores rurais.

Sobre os imóveis pertencentes ao Produban, Álvaro Machado ressaltou que esteve com o liquidante do banco, que vai lhe passar um relatório sobre as áreas que podem servir para reforma agrária, mas adiantou que muitas poderão ser de utilidade para a sociedade.

O secretário do Gabinete Civil disse ainda que vai agendar uma reunião com a Ceal, e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), para solicitar uma avaliação dos problemas de eletrificação existentes em alguns assentamentos. O subsecretário de Agricultura também pediu ao movimento um projeto de capacitação dos trabalhadores para que a Secretaria faça um planejamento da demanda existente.

Centro de capacitação

A Secretaria de Estado da Educação também vai providenciar, durante a próxima semana, o orçamento dos equipamentos solicitados pelo movimento para o Centro de Capacitação de Atalaia. O governo ainda estuda a possibilidade de implantar escolas-polo de ensino médio, através do Projeto Educampo, para os assentados.

Com relação à desapropriação das terras da Agrisa, que ainda tramita na Justiça, Álvaro Machado informou que o vice-governador José Wanderley Neto está em Brasília e vai tentar uma definição junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), já que a discordância tem sido sobre o valor a ser pago pela área.

Álvaro Machado encerrou o encontro falando sobre um trabalho que vem sendo coordenado pelo Gabinete junto às demais secretarias e órgãos do Estado com a finalidade de atender não somente à pauta de reivindicações dos movimentos de trabalhadores rurais, mas, também, implementar outros programas e projetos que venham beneficiar os trabalhadores. A próxima reunião com o MST está agendada para o dia 24 de maio.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos