Instituto de Identificação passa a funcionar com entrega de senhas

Para facilitar a vida dos cidadãos maceioenses que precisam tirar a carteira de identidade, o Instituto de Identificação está funcionando agora com a entrega de senhas. Diariamente serão distribuías 130 e aquelas pessoas que não conseguirem ser atendidas no dia em que procurou o órgão, já terá lugar garantido para o dia seguinte.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, delegado Luís Geraldo Araújo, essa nova metodologia está recebendo o nome de ‘sistema de distribuição programada’ e tem o objetivo de evitar filas e constrangimentos para a população.

“Todas as manhãs, por volta das 08h, vamos distribuir as 130 fichas e começar o atendimento normal. Quem for chegando depois de entregues todas as senhas, vai poder deixar a documentação conosco, porém, terá de voltar no dia seguinte para dar continuidade ao pedido da primeira ou segunda via da identidade”, explicou ele.

Ainda segundo o diretor, caso a equipe do Instituto consiga atender a todas as pessoas que receberam as fichas antes do final do expediente, que se encerra às 13h, aquelas que resolveram esperar poderão tirar a carteira de identidade sem precisar voltar no outro dia.

“Nossa orientação é para que ninguém fique esperando, porque de qualquer forma, há um risco do não atendimento. Entretanto, se alguma pessoa tiver urgência ou quiser tentar, poderá esperar sem problemas. O que podemos garantir é que ela será atendida, com certeza, no dia seguinte. Basta que a mesma deixe a documentação necessária para a emissão do documento”, esclareceu, acrescentando que os dados do solicitante ficarão registrados dentro um livro de controle.

Para tirar a carteira de identidade são necessários a certidão de nascimento ou casamento e um comprovante de residência. Não é mais necessário levar foto 3×4, caso a solicitação seja feita diretamente no Instituto de Identificação do Centro da cidade.

“Caso a procura seja em qualquer um dos postos ‘Já’s’, é preciso levar uma foto 3×4 com fundo branco”, orientou Luís Geraldo.

Prazo de entrega

A carteira de identidade está sendo entregue dentro de um prazo de 20 dias. Segundo o diretor, é o tempo necessário para que a equipe do Instituto faça as pesquisas a fim de checar os dados a respeito do cidadão que está querendo adquirir o documento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos