Campanha de combate à febre aftosa terá reforço em sua divulgação

“Uma participação produtiva na campanha de combate a aftosa”. Esse foi o compromisso traçado pelo secretário Eduardo Lobo para a atuação da Secretaria de Estado da Comunicação na campanha de combate à febre aftosa em Alagoas. A abertura oficial da vacinação será na segunda-feira, dia 2 de abril, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, no Parque da Pecuária, em Maceió.

A campanha terá 3 fases de divulgação, que vão enfatizar a importância da vacinação e da declaração de vacinação por parte do criador. “Teremos vinculação em rádios do interior, cartazes em carros e televisão, para aproximar a campanha do criador, com uma linguagem próxima e simples”, afirmou o secretário.

“Em primeiro lugar vamos elucidar, por 15 dias, a fundamental importância da vacinação do rebanho alagoano”, falou Eduardo Lobo. O foco da mensagem será destacar a importância do criador na coletividade e seu papel como agente direto da exclusão de Alagoas da zona de risco desconhecido da aftosa.

A segunda fase da campanha vai destacar a declaração da vacinação do rebanho alagoano, e conseqüente atualização do cadastro, o que vai garantir o objetivo principal da campanha que é atingir a vacinação de 100% do rebanho de bovinos e bubalinos. “É através desta prestação de contas do cadastro que vamos conseguir fazer um trabalho completo”, enfatizou o secretário.

Amplitude

Pela primeira vez, a campanha de vacinação contra a febre aftosa terá um caráter mais amplo. A última fase da campanha se encarregará de esclarecer, por mais quinze dias do mês de maio, o impacto de prejuízos da não-vacinação do gado contra a aftosa, além do não-cadastramento do rebanho. “Será uma campanha de impacto sobre o que Alagoas perde não saindo da zona de risco desconhecido. Vamos chamar a atenção da população”, disse Eduardo Lobo.

Para dar interação à campanha, um serviço de discagem direta gratuita será colocado à disposição do criador. Pelo 0800-82-0040, ele pode se informar sobre dúvidas na vacinação dos animais e sobre o cadastramento junto a Secretaria de Agricultura.

A campanha vai contar ainda com um reforço da Secretaria de Educação, através da distribuição de gibis do personagem “Chico Bento”, entre crianças da 5ª a 8ª série da rede estadual de ensino, para que, de uma maneira leve e com uma linguagem simples, as crianças possam cobrar dos pais o engajamento na campanha.

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) está disponibilizando seus carros que circulam por todo o Estado para afixar cartazes sobre a campanha. Além de 97 vacinadores disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que vão orientar os pequenos criadores nos 102 municípios alagoanos.

Essa integração de serviços se deve graças à prioridade que o governador Teotonio Vilela Filho deu à campanha. O governo vai doar 160 mil doses de vacinas para agricultores familiares, assentados de reforma agrária, quilombolas e indígenas, que possuem até 10 animais. “É de interesse direto do governador em tirar Alagoas da zona de risco, para viabilizar o comércio do gado alagoano e possibilitar o desenvolvimento do setor no Estado”, falou o secretário Eduardo Lobo.

Fonte: Secom/Estado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos