Fernando Tourinho se despede do pleno do TRE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Fernando Lima Souza, cujo mandato de dois anos, iniciado em 2005, encerra-se oficialmente nesta quarta-feira, participou pela última vez dos trabalhos do pleno da Corte Eleitoral.

A partir do próximo encontro do pleno, a vaga de Fernando Tourinho passará a ser ocupada pelo vice-presidente, o desembargador Antônio Sapucaia, até a eleição dos novos titular e vice, que deverá ocorrer na próxima semana.

Lima Souza encerra a sua missão à frente da Justiça Eleitoral, mas continua servindo Alagoas como desembargador no Tribunal de Justiça, até completar o tempo da aposentadoria, em julho.

Nesta tarde, ele recebeu novas homenagens dos integrantes do pleno, através do procurador-regional eleitoral Marcelo Toledo e dos juízes Francisco Malaquias Júnior e Luciano Guimarães, e também do diretor-geral do TRE, coronel João Ramalho da Silva Filho, de outros dirigentes e funcionários da instituição que lotaram o plenário.

Ações

Como presidente do TRE, entre outras ações, o desembargador Tourinho investiu na melhoria da integração do principal organismo da Justiça Eleitoral no Estado com os diversos setores da sociedade, na otimização do atendimento ao público, na dinamização e modernização dos serviços eleitorais.

Presidiu o referendo sobre a comercialização e o porte de armas, em 2005, as eleições gerais em outubro de 2006, e a eleição extra para a prefeitura de Roteiro, em dezembro seguinte, acompanhando pessoalmente todas as etapas do processo, percorrendo o Estado, desde a fase das campanhas à divulgação dos resultados das urnas e a prestação das contas dos candidatos.

O mesmo presidente também priorizou a conscientização do eleitorado e lançou as pioneiras medidas, em nível de Alagoas, para a valorização dos mesários. Concluiu e inaugurou as obras de construção da primeira sede própria do Fórum Eleitoral de Maceió, da nova Central de Atendimento ao Eleitor e do galpão para as urnas.

Criou mais uma Zona Eleitoral em Arapiraca e deixou em vias de licitação e com recursos para a edificação já assegurados para a edificação dos novos fóruns eleitorais de Arapiraca, Palmeira dos índios, além dos de União dos Palmares, Atalaia, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia, cujos terrenos já foram doados, ao mesmo tempo em que eram adquiridas e recuperadas as instalações dos respectivos cartórios, em parceria com as prefeituras e as câmaras municipais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos