Hemoal precisa de doadores com tipagem negativa

Às vésperas do feriadão da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz um apelo aos doadores de sangue para que possam comparecer ao órgão e venham a se candidatar, espontaneamente, ate às 18 horas desta quarta-feira. O chamado – que visa estabilizar o estoque para atender a grande demanda de transfusões – acontece principalmente para os alagoanos com sangue de tipagem negativa, a exemplo do “O-”, que por ser doador universal pode ser transfundido para todos os pacientes.

A sensibilização da coordenação geral do Hemoal se baseia no histórico registrado nos anos anteriores pela instituição, quando o percentual de transfusões no feriadão da Páscoa triplica, em conseqüência do aumento do numero de acidentes automobilísticos e pela grande incidência de pacientes vitimas de tiros, de lesões por armas de fogo e branca. Uma realidade que tem como maior exemplo a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, a qual durante feriados prolongados costuma consumir mais de 80% do sangue coletado no Hemoal, quando em dias normais o percentual não passa dos 65%.

E para estabilizar o estoque da Hemorrede Publica de Alagoas a coordenação geral do Hemoal aposta, mais uma vez, na solidariedade da sociedade alagoana, para que o órgão possa dispor de sangue e hemocomponentes em quantidade e qualidade necessárias para atende a demanda. “Mais uma vez, antecedendo um feriado, solicitamos a generosidade dos alagoanos, já que muitas vezes imaginamos que não podemos fazer nenhum gesto solidário, entretanto, a doação de sangue pode ser a oportunidade que cada alagoano tem de exercer a cidadania e mostrar-se solidário, principalmente, durante uma semana de grande reflexão como a da Páscoa”, ressalta a coordenadora geral do Hemoal, medica hemoterapeuta, Izaura Alves Pinto.

E para se candidatar a doação se faz necessário comparecer ao Hemoal, localizado em prédio anexo a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, portando um documento de identificação com foto. O doador, alem de ter 18 anos e 50 kg, deve estar bem alimentado e não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Quanto as gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o ato solidário, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos