“Gabinete de Gestão Integrada passa por fase mais executiva”, diz secretário

Teotônio Vilela voltou a presidir as reuniões do GGI
Teotônio Vilela voltou a presidir as reuniões do GGI

“Não seremos irresponsáveis em tomar medidas apenas pelo calor dos ânimos; vamos discutir e tomar medidas cabíveis e necessárias para o combate à criminalidade com justiça; sem justiçamento”, afirmou o governador Teotônio Vilela Filho, ao presidir a 4ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no retorno as suas atividades como governador do Estado.

O secretário de Defesa Social, General Edson de Sá Rocha, explicou que o gabinete vai passar do planejamento para a efetividade de ações. “A partir de agora vamos tomar providências amadurecidas, com a definição de agendas de ação contra a criminalidade no Estado, porém, tudo requer tempo”, afirmou.

A convite do GGI, a professora Silvia Regina Cardeal falou sobre o projeto Escola Aberta, que visa abrir as escolas nos fins de semana para aproximar a família do aluno à comunidade, através de ações culturais, de esporte e lazer. A professora participou da implantação de um projeto similar em Maceió, entre os anos de 2001 e 2003. Para a efetivação da medida, Silvia lembrou da necessidade de apoio junto a Unesco. “É uma medida preventiva que deve substituir as medidas repressivas, tirando a criança do ócio”, disse a professora.

Mediante os esclarecimentos, o governador Teotônio Vilela Filho nomeou um grupo para apresentar, em quinze dias, uma agenda visando à instalação imediata do projeto Escola Aberta. “Um cronograma de ação será elaborado sobre prazos, estrutura necessária, orçamento, para que a implantação do projeto ocorra o mais breve possível”, disse.

Restrições a bebidas alcoólicas

Sobre a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas em bares, o representante da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Alberto Jorge, falou que a medida seria restritiva aos bairros que apontassem índices de criminalidade elevados.

O coronel Ronaldo dos Santos falou da experiência em restringir o comércio de álcool no bairro do Santos Dumont, aplicada no ano passado. “No primeiro mês de implantação da medida tivemos uma redução de 72% de homicídios cometidos no bairro”, disse.

A conclusão do projeto de lei que limita o funcionamento dos bares em determinados bairros da capital alagoana ou no interior, mediante os índices de criminalidade, está prevista ainda para esta semana, em uma reunião entre representantes do Ministério Público, o juiz Alberto Jorge, e o relator do GGI, coronel Marcus Vinícius.

Identificação de motociclistas

Na reunião o delegado Marcílio Barenco sugeriu a efetivação de blitze constantes nas ruas de Maceió. De acordo com o secretário de Defesa Social, General Sá Rocha, “as abordagens de surpresa estão acontecendo, porém, mediante um cronograma de ações em diversos bairros”. Sobre a medida que pretende identificar os motociclistas através de capacetes e coletes, o projeto foi encaminhado para apreciação de técnicos do Detran/AL.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos