Renan diz que Brasília sempre simbolizará a capacidade empreendedora do País

Renan destaca capacidade empreendedora do País
Renan destaca capacidade empreendedora do País

"Brasília será sempre símbolo de nossa capacidade empreendedora, de nossa coragem, de nosso arrojo, de nossa abertura para o futuro". A afirmação foi feita, na manhã de hoje, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, ao abrir a sessão de homenagem ao aniversário de 47 anos de Brasília.

– No momento em que nos aproximamos do qüinquagésimo aniversário de fundação de nossa bela capital, faço votos para que todas as esperanças da Capital da Esperança se concretizem, realizando definitivamente os sonhos que desde o início impulsionaram a construção de Brasília – disse Calheiros.

O discurso de Renan foi marcado por alusões àqueles que trabalharam pelo desenvolvimento da cidade, como o médico pioneiro Ernesto Silva, membro da primeira diretoria da Novacap – a companhia construtora da nova capital. Ele destacou ainda a presença em Plenário do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, dos ex-governadores também do DF José Ornellas e Joaquim Roriz (hoje senador pelo PMDB), do ex-senador Lindberg Cury, do procurador-geral do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, do vice-governador, Paulo Octávio, e da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira.

De acordo com Renan, comemorar o 47º aniversário de Brasília não é só comemorar a fundação de uma cidade, mas celebrar um dos grandes feitos brasileiros, "uma amostra de que somos capazes, se nos são dadas as condições".

Em sua opinião, a cada década fica mais patente a grandiosidade dessa realização, especialmente, a largueza da visão daqueles que tornaram real a cidade, como Juscelino Kubitschek, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro e Bernardo Sayão.

– A aposta foi alta, mas o retorno é visível. O papel de Brasília na interiorização do desenvolvimento foi decisivo. A ocupação territorial do Centro-Oeste, e mesmo do norte do País, não teria tido a mesma dinâmica se Brasília não existisse. Se hoje temos um Centro-Oeste pujante, isso se deve, em boa medida, à existência de Brasília como pólo de atração. Esta cidade é um orgulho para todos nós, uma prova inequívoca de que é possível tornar um sonho realidade – reiterou.

Renan lembrou também que Brasília está entre os melhores lugares para se viver no Brasil. Ele referiu-se ainda aos laços que unem esta cidade ao Senado, recordando que, entre 1962 e 1990, por meio da Comissão do Distrito Federal, esta Casa do Parlamento atuou como instância legislativa do DF, já que não existia ainda o Poder Legislativo local.

– A conquista da autonomia política do Distrito Federal veio junto com o amadurecimento democrático do País, mas não nos cabe esquecer esse laço estreito entre Brasília e esta Casa, que hoje celebra os 47 anos de nossa capital – afirmou o presidente do Senado.

Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos