Duas comunidades quilombolas são reconhecidas em Arapiraca

De Arapiraca – As comunidades de Carrasco e Pau D’Arco, localizadas na zona rural de Arapiraca, foram reconhecidas como comunidades quilombolas. O anúncio foi feito Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Diretos Humanos e Fundação Cultural Palmares órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

A certidão será entregue aos representantes das comunidades nesta quarta-feira, às 16h, no Palácio República dos Palmares. Outra comunidade reconhecida como descendentes de quilombolas é Guaxinim, do município de Cacimbinhas.

Em Alagoas, já são 18 comunidades reconhecidas das 40 já existentes. Umas das mais importantes é Cajá dos Negros localizado no município de Batalha na região sertaneja. Para o historiador, pesquisador e folclorista Zezito Guedes, o reconhecimento é um avanço em razão da preservação da cultura, religiosidade além do reconhecimento da luta dos negros por justiça social.

Em ambas as comunidades de Arapiraca, os moradores – a grande maioria negros – sobrevivem da agricultura familiar de subsistência e principalmente a cultura da mandioca que é a principal matéria-prima para as casas de farinha comunitárias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos