Faculdade de Medicina da Ufal comemora 57 anos hoje

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed) comemora hoje 57 anos de fundação do curso e 51 anos da primeira turma de formandos. As datas serão lembradas inicialmente com homenagens a quem ajudou a construir essa história.

A solenidade acontece às 20 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina, e será apenas o início da festa, “pois a idéia é realizar várias atividades e resgatar a história da Famed durante todo o ano de 2007”, ressalta a professora Rosana Vilela, diretora da Faculdade.

Em 2006, a médica Ângela Canuto, professora da Ufal, como forma de resgatar a história do curso, fez também uma homenagem aos que se empenharam para a consolidação do ensino médico no Estado e lançou o livro “Faculdade de Medicina de Alagoas: História de luta e Esperança”, editado pela Edufal.

Formada em 1997 pela Universidade Federal de Alagoas, Ângela Canuto destaca em seu livro figuras importantes para a concretização do curso e cita o médico pediatra Abelardo Duarte como persistente em uma idéia: fundar a Faculdade de Medicina em Alagoas.

Junto com 16 colegas, sua idéia foi concretizada com a criação da Faculdade de Medicina em 3 de maio de 1950, que teve como primeiro secretário eleito Aristóteles Calazans Simões, primeiro reitor da Ufal e posteriormente denominado nome do campus universitário de Maceió. Dentre as pessoas que integraram esse grupo pioneiro estão Ib Gatto Falcão, Ismar Gatto, Gilberto Macedo, Théo Brandão, Hélvio Auto e Valéria Hora.

O livro apresenta informações sobre o primeiro vestibular, que ocorreu em fevereiro de 1951, onde se inscreveram 47 candidatos para as 40 vagas oferecidas, mas só 15 concorrentes foram aprovados, e “foi aguardado com grande expectativa, pois o sonho de muitos era agora uma realidade, porque independia do poder aquisitivo para aqueles que desejavam ser médicos e não tinham condições financeiras para estudar em outras capitais”.

A seleção constou de bancas examinadoras que abrangia, como ainda ocorre hoje, áreas de Ciências Humanas, Exatas e Naturais. Em março de 1951 foi divulgada a seguinte lista dos 15 aprovados: Adávio Camelo Lima, Augusto Dias Cardoso, Dario Ramos Barbosa, Ezequias Raimundo Alves, Jefferson de Lima Araújo, José Cláudio Ramos, José de Araújo Lima, Lúcia Ramiro Basto, Marta Marsíglia, Quitéria Bezerra Melo, Raimundo Alves de Campos, Talma de Barros Monteiro, Terezinha Campos Montenegro, Terezinha de Oliveira Ramirez e Teodir Augusto de Barros.

O início do primeiro ano letivo da Faculdade de Medicina de Alagoas foi em março de 1951, teve solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Direito e foi marcado pela saudação do médico Ib Gatto Falcão, que falou do grupo que lutou pela criação do curso, ressaltando a idéia magnífica do médico Abelardo Duarte, considerando-o “alma de estudioso e homem de letras”.

Investimento – Ao longo desses 57 anos de existência, o curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas tem se consolidado como um dos mais atuantes não só pela grande procura – é o mais concorrido no Processo Seletivo Seriado (PSS) – como também pelos projetos que desenvolvem com foco na saúde pública e coletiva.

Após reformas administrativa e curricular, começou a funcionar em 2006 como Faculdade de Medicina, tendo mais autonomia como Unidade Acadêmica. A diretora Rosana Vilela enfatiza que a partir daí o foco do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é a busca, o incentivo e o investimento na formação humanista dos futuros médicos.

Homenagens aos que fizeram história
Hoje à noite, mais de 90 medalhas comemorativas serão entregues a professores aposentados, titulares do Colegiado que trabalharam no desenvolvimento da implementação da reforma curricular e a personalidades importantes que contribuíram no decorrer desses 57 anos do Curso de Medicina em Alagoas, bem como à primeira turma de formandos. A homenagem constitui uma das formas de preservação da própria história da Famed.

Os professores falecidos serão homenageados em outra oportunidade, com aposição de placa no HU, palestra sobre a história da Faculdade de Medicina e outros eventos que irão acontecer ao longo deste ano.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos