Criadores que não vacinaram rebanho podem evitar multa

Os criadores que deixaram de imunizar seu rebanho durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2007, que teve encerramento no dia 30, ainda tem uma chance de evitar multas pela falta. Quem não fez a vacinação dos animais deve procurar a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) para se justificar e requerer a imunização.

Segundo o diretor-geral da Adeal, Hibernon Cavalcante, os faltosos precisam regularizar a situação para evitar o pagamento de multas. “Quem não vacinou até o último prazo vai ter que apresentar justificativa comprovada, apresentando os motivos que o impediram de vacinar. Um grupo de técnicos avalia o pedido e, se aprovado, o criador vacina seus animais, sem nenhum ônus”, explica Cavalcante.

O diretor da Adeal avisa que, para quem não vacinou ou teve a justificativa negada, a multa será no valor de R$ 182 e de R$ 486, para quem também não declarou. Cavalcante alerta os criadores que vacinaram, mas ainda não declararam, que se apressem, pois o prazo acaba no próximo dia 15 e não haverá prorrogação.

Balanço

A Adeal agora está mobilizada para fazer balanço da vacinação de abril, porém até o momento, Mar Vermelho foi o único município a fechar completamente a declaração do rebanho. O município vacinou e declarou todo seu rebanho em 17 dias de campanha.

“Nós estamos certos de que vacinamos mais de 80% do rebanho, o percentual mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura”, garante o diretor da Adeal.

Segundo dados da Adeal, cerca de 900 mil doses entraram no Estado, que tem rebanho superior a um milhão de cabeças. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece no mês de outubro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos