Defesa Civil define plano de ação para o período de chuvas

O Conselho Municipal de Defesa Civil (Comudec) já definiu quais serão as ações que darão a agilidade necessária no combate aos efeitos das chuvas que caíram em Maceió nos últimos dias.

A reunião aconteceu ontem e compareceram ao evento representantes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência de Obras e Urbanização (Somurb), Secretaria de Infra-Estrutura, Secretaria de Assistência Social (Semas), Corpo de Bombeiros, além da Defesa Civil.

A Defesa Civil Municipal demonstrou preocupação no estabelecimento de um maior compartilhamento de informações entre os diversos órgãos envolvidos no controle da situação. Foi proposta uma padronização de comporta-mentos e atitudes entre os órgãos para que haja uma maior agilidade nas ações desenvolvidas pelo conselho.

As ações serão divididas em etapas: fase de socorro, fase assistencial e fase recuperativa. Para a fase de socorro ficou definida a atuação da SMCCU (que sempre atua nas demolições em áreas de risco e na remoção de flagelados), Somurb (que colabora nos procedimentos emergenciais), Slum (que atua na limpeza e desobstrução), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, estes dois últimos com ações de prevenção e socorro. Para a fase assistencial, ficou acordado que a Semas apoiará no auxílio moradia e na fase recuperativa a SMCIE dará suporte às obras de reconstrução.

Esse planejamento diz respeito ao cumprimento das etapas necessárias para que a Prefeitura possa, em caso de necessidade, receber recursos provenientes da Defesa Civil Nacional.

Para isto, fazem-se necessárias a notificação preliminar de desastre, a avaliação de danos, o mapeamento das áreas atingidas, para que, só a partir daí, o Prefeito de Maceió possa ter suporte legal para o estabelecimento de Decreto Municipal. Todas essas etapas dependem de um maior entrelaçamento de ações entre os órgãos que compõem o Conselho de Defesa Civil.

“Estou muito satisfeito com a pronta resposta e a dedicação demonstrada pelos órgãos envolvidos neste primeiro momento da emergência”, disse o coordenador da Defesa Civil de Maceió, coronel Almeida.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos