Pimenta no bumbum dos outros é refresco!!!

Na maioria das vezes tudo que é plantado é colhido de acordo com a quantidade de sementes colocadas na terra. Gaston Courtois, escritor francês dizia: “Um dos melhores meios de ganhar a confiança de um homem é levá-lo a se ultrapassar a si mesmo e, frequentemente, tratá-lo como melhor que ele parece ser.”

Pois bem, caro leitor, você que tem o luxo de ser um dos poucos alagoanos com acesso à internet e faz parte da pequena porcentagem de alfabetizados, prepare-se para concordar que você poderia ter feito mais e que pimenta no bumbum dos outros é refresco!!!

No dia do trabalhador, decidi sair e almoçar fora e não pensei muito em degustar uma bisteca de porco com um feijão caseiro de primeira. Ao terminar fui abordado, (heheheh!! Não foi por um assaltante não viu?? Tive sorte de não ter sido sorteado neste restaurante!!), por um menino que não pediu dinheiro e sim licença para recolher, em um saco plástico, os restos da comida que a partir daquele momento não eram mais de primeira.

Tive duas grandes vontades: uma eu fiz, que foi pagar um prato feito ao garoto Ismael, de 12 anos, morador da favela do Jaraguá, que não sabe ler nem escrever; o outro não fiz porque senão seria acompanhado de uma multidão de pessoas decentes, trabalhadoras, sem indícios de carreirismo político ou babação partidária, assalariados sem verba de gabinete, nem dinheiro para alastrar em mídias propagandas enganosas !!

Se tivesse feito a segunda vontade, muitos afogariam-se, pois queria, naquele momento, vomitar todo aquele resto de comida na cabeça destes mensageiros do apocalipse, disfarçados de autoridades que nos dias normais mostram grandes sorrisos em luzes e câmeras e sem nenhuma ação, e na calada dos tempos, nos restaurantes e apartamentos mais luxuosos, compram, vendem , freqüentam e se divertem nos cabarés de negócios da cara do Ismael, da minha e de todos vocês que estão lendo este artigo .

Ora, Gaston Coutois, talvez na França, você consiga fazer um homem ganhar a confiança, um homem a tentar se superar, um homem se sentir melhor do que ele é. Mas por aqui, meu caro campeão mundial de futebol, a 10 anos os lugares onde se deve ensinar, isso estão com os telhados desabando nas cabeças de crianças e adolescentes. Os lugares onde se tratam desses homens quando estão doentes cheiram a cocô e os empregos deles pertencem a alguém com sobrenome importante, que veio ao mundo sem dizer: “papai quando eu crescer vou ser..”, porque o papai é quem diz o que eles devem ser ou dá o cargo para serem alguma coisa.

O pior, Gaston, é que aqueles que deveriam fiscalizar e punir os maus administradores são hoje vendedores do balcão de negócios das maiores redes de bandidagem, tráfico de influência e jogo ilegal do país. Eita que a Polícia Federal está chegando, hein, meu amigo Bob blogista??

Antigamente ninguém reclamava dos assaltos, homicídios e da falta de polícia… sabe por que? Porque aconteciam bem longe de você que pode estar no seu computador, lendo essas palavras. Hoje, seu filho sai de casa no bairro mais nobre sem saber se vai voltar pra casa ou se vai ser deixado em algum canavial. Pobre Guilherme Cabral, criado para transmitir e fazer o bem ao próximo e não o deixaram no canavial, preferiram matá-lo!! Pobre professor Otávio Cabral, além da dor da perda de um filho, a humilhação em ver os algozes fugirem de um local sustentado pelos seus impostos!!

Você, alagoano sortudo, que sabe ler e não fica acordado à noite durante as chuvas, esperando toda a lama e lixo soterrar sua família, hoje é assaltado até dentro de restaurante de luxo e o juiz de direito que todos pediam bênção é seqüestrado e desaparece como gasparzinho na porta da igreja!! Pensava que assalto em restaurante só acontecia no bar da Dona Zefina, lá na grota né?

A verdade é que fomos os paus de arara dos cinco ou seis que fazem de nosso Estado um quintal, desfilávamos com adesivos de um e de outro em nossos carros, discutíamos com os amigos quem seria o nosso melhor salvador e apenas assistíamos a tudo isso na televisão.

Essa violência social acontecia bem longe de nossa família, chorávamos em ver um garoto como Ismael recolher restos de comida das mesas em uma sacola de supermercado e agora estamos desesperados atirando e colocando a culpa em todo mundo, porque chegou aí na sua casa e muitas vezes vai entrar dentro dela. Prepare-se!Você poderá ser o próximo… hoje ou amanhã, ouviu ???

Precisamos reagir, acreditar, incentivar e ter esperança que acontecerá o desenvolvimento da educação; o gosto pelo esforço é o gosto pelo amor próprio e como dizia R.P.Kieffer, em Educação com Equilíbrio “A falta de amor próprio e de uma estima sadia de si mesmo quebra o entusiasmo da alma, mata o espírito de iniciativa e cria seres passivos e inertes!!”.

Jamais o garoto Ismael, com 12 anos, conseguirá ter amor próprio comendo restos de comida; apenas assim, fará desintegrar sua alma e enterrará, de vez, seu espírito de iniciativa!! E você sortudão, que está lendo este artigão, neste computardozão, de primeira, saiba que também podes contribuir mais, reclamando menos e ajudando de alguma forma o próximo?

Vá a uma instituição séria e adote um projeto social. Seja voluntário, ajude a dar ao Ismael um prato de comida e um livro; saia de lá com a certeza de que esse desespero de estar sendo engolido pela miséria social pode ser lido até na bíblia e sua revolta e indignação estourou porque antes para você “pimenta no bumbum dos outros era refresco”

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos